Caio lança o eMillennium, reafirmando a expertise da marca em trazer ao mercado soluções em mobilidade sustentável

O eMillennium, um dos grandes lançamentos da marca Caio na Lat.Bus Transpúblico 2022, foi concebido exclusivamente para chassis movidos à propulsão elétrica por bateria. O novo modelo é a evolução das inúmeras soluções da fabricante de ônibus, voltadas à mobilidade urbana, por meio de
tração por energia alternativa.

 

A Caio foi um dos grandes destaques do evento, com o lançamento da nova geração do ônibus de motor traseiro Millennium, nas versões padron e articulado. O ponto alto foi o lançamento da nova carroceria eMillennium, específica para chassis com tração elétrica. A quinta geração do ônibus urbano Apache Vip também chamou a atenção no estande por ser a primeira vez que a ser exposto, desde sua reestilização em 2021.

O eMillennium ficou coberto durante as primeiras horas do evento e foi emocionante reunir nossos clientes, a imprensa, parceiros de negócios, admiradores de ônibus e colaboradores do Grupo Caio para lançálo aqui na Lat.Bus, juntamente com o Millennium. Os atributos desses veículos vão além do design, pois agregam funcionalidade, facilidade de manutenção, muita tecnologia e soluções inteligentes, explica nia Pires de Souza, gerente de comunicação e marketing do Grupo Caio.

Esses lançamentos reforçam a razão de nossa liderança no segmento de urbanos no país, pois trazemos verdadeiras soluções em transporte, suprindo as necessidades do mercado e colaborando para a mobilidade do Brasil, complementa José Gildo Vendramini, gerente nacional de Vendas da Caio.

Veículos da marca também foram expostos em estandes de empresas parceiras como Eletra, Prodata, MercedesBenz.

Líder nacional na produção de ônibus urbanos, a Caio é uma marca que está à frente de seu tempo, voltada para questões que envolvem o futuro do transporte coletivo, sempre pensando em soluções para tornar a mobilidade cada vez mais inteligente. Nesse contexto, a mobilidade sustentável é um dos temas que resultou em muitos desenvolvimentos em parcerias, projetos voltados à evolução do transporte coletivo por meio de propulsão por energia alternativa, como: trólebus (rede aérea); híbrido (motor gerador e baterias); E-Bus elétrico puro (baterias); Dual Bus em duas versões: híbrido + trólebus e híbrido + elétrico puro.
Tendo como base esse know-how e a crescente tendência pela eletrificação dos modais, a Caio lança no mercado o eMillennium, veículo do portfólio de produtos da marca, desenvolvido especificamente para chassis de propulsão elétrica. O veículo em exposição na Lat.Bus foi
encarroçado sobre chassi BYD D9W Elétrico com 6.350 MM E.E.

“A Caio transforma necessidades e novas ideias, em ônibus que ditam tendência. O eMillennium está no hall de veículos premium da Caio, que agregam alta tecnologia, estrutura robusta, segurança, com itens e soluções baseadas em muitas pesquisas e inovação. Agora
no Brasil temos um veículo equiparado a modelos de padrão internacional. Podemos garantir que ele já é um sucesso”, explica Paulo Ruas, CEO do Grupo Caio.

Modelo desenvolvido especificamente para chassis de propulsão elétrica Até então, o modelo usado pela Caio em todos os projetos realizados em sinergia com montadoras e empresas especializadas em tecnologia de tração elétrica, foi o urbano Millennium nas versões padron, BRT, BRT articulado e superarticulado. Anthony Camacho, gerente de processos e desenvolvimento de produto da Caio, pontua a
importância de um modelo de ônibus específico para atender às demandas de chassis elétricos “O desenvolvimento do modelo e-Millennium, foi pensado em sua totalidade para atender às necessidades e requisitos dos veículos com propulsão elétrica. Além de sustentável, o eMillennium é uma alternativa eficiente em termos de confiabilidade, tecnologia, modernidade e operação”.

Participação da Caio no Seminário Nacional NTU
Fabricantes, montadoras de ônibus e empresas ligadas ao setor participaram do painel Do EURO 6 à descarbonização do ônibus urbano”, que aconteceu na tarde de 11 de agosto, como parte do Seminário Nacional NTU.
Em 2021, na Cúpula do Clima, o Brasil firmou metas ambientais para cumprir a redução de emissões de carbono em 37% até 2025. Dessa forma o segmento busca alternativas para aplicar no transporte coletivo de passageiros tecnologias para a redução da carbonização. Além disso, é necessário que hajam ões para que os veículos em circulação sejam avaliados em relação à emissão de poluentes. O estímulo à utilização do transporte público e políticas públicas para a renovação de frotas e uso de novas tecnologias e matrizes, também são grandes aliados nesse processo. Maurício Lourenço da Cunha, vicediretor industrial do Grupo Caio, participou do painel.

Nesse processo de descarbonização, a participação das fabricantes de carrocerias é complementar à das montadoras, que também está sendo direcionada ao desenvolvimento de carrocerias próprias para chassis de tração elétrica, com materiais mais leves, reduzindo peso e consumíveis. Não existe uma única matriz que irá suprir a demanda do transporte coletivo, de carga ou individual. Há poucas cidades preparadas para receber veículos com tração elétrica. Nesse momento, é muito importante desenvolver em paralelo um programa de renovação e atualização de frotas, para a melhoria do ambiente. Temos milhares de euro zero poluindo o país, que devem ser trocados.

Outras informações sobre a marca Caio podem também ser obtidas no site: http://www.caio.com.br e nas redes sociais @caioinduscaroficial.