COMJOVEM MARCA PRESENÇA NO SEMINÁRIO NACIONAL NTU 2022

Jovens empresários e executivos do transporte de passageiros discutem a importância da inovação e da mudança de imagem do setor

A atuação da recém-formada Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte de Passageiros (COMJOVEM) já vem rendendo bons frutos. Com menos de um ano, desde o seu lançamento pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP), teve uma participação importante no Seminário Nacional NTU 2022, realizado de 9 a 11 de junho, em São Paulo.

O tema debatido não poderia ser mais oportuno. Em um momento onde a inovação ganha destaque como uma das alternativas para a reconquista da demanda perdida ao longo dos últimos anos, à Comissão coube à tarefa de discutir formas de ampliar a participação dos jovens de modo a fortalecer o setor, os processos sucessórios familiares e a necessidade da melhoria de imagem e modernização do transporte coletivo de passageiros.

“A COMJOVEM busca promover networking entre os jovens, que atuam ou não nas empresas de transporte; propiciar a troca de experiências e boas práticas nas organizações; auxiliar no processo de sucessão familiar e promover a união do setor”,

explicou a coordenadora da COMJOVEM no estado de São Paulo, Luciana Herszkowicz, que comemora o crescimento do grupo que já conta, inclusive, com a adesão de integrantes da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (FRESP).

Na ocasião, Luciana destacou a importância da cultura de valores e do amor pelo negócio, fatores essenciais para torná-lo perene. “Nesse sentido, é fundamental o engajamento e a participação dos jovens, que podem dar grande contribuição e assim mudar a imagem do setor.”
Entretanto, não é tarefa simples ampliar a participação desses profissionais no setor. Segundo um dos membros da COMJOVEM, César Saraiva, do grupo NSO, a maior parte deles não está interessada no transporte de passageiros, que é um setor difícil no dia a dia. Eles estão focados em tecnologia, startups, novidades e com o crescimento rápido, o que dificulta a sua vinda para o segmento.

Por outro lado, César enfatizou que os jovens desempenham um relevante papel em prol do aperfeiçoamento do segmento, tendo em vista que podem colaborar com as operadoras de transporte, agregando tecnologia e inovação. “Nesse sentido, a COMJOVEM é uma alternativa para engajar esse jovem no setor, uma vez que propicia uma experiência muito produtiva para os iniciantes, uma salutar troca de ideias e informações entre os participantes, além de uma visão mais estratégica do negócio.”

Já o gerente de Marketing do produto Ônibus, da Mercedes-Benz, Curt Axthelm, destacou a necessidade da melhoria da imagem do transporte público, motivo pelo qual talvez muitos jovens não se sintam atraídos para o negócio. “Um dos fatores que contribuem para essa imagem negativa é que a população desconhece, não entende direito quem opera o transporte coletivo”, ressaltou.

O consultor sênior da Cambridge Family Enterprise Group, Gustavo Gonzaga acrescentou que se o setor não estiver atento às alterações pelas quais o mercado vem passando vai ficar para trás. “Cabe aos jovens essa transformação, tomando para si o protagonismo e, nesse sentido, a COMJOVEM é uma iniciativa fundamental porque possibilita uma rica troca, que favorece mudanças”. Gustavo enfatizou, ainda, que há espaço para as gerações trabalharem juntas. “Com razão e emoção o processo funciona”, pontuou.

De acordo com o gerente da Mercedes-Benz, o momento é de transformação da mobilidade, com muitas novidades como ofertas de veículos elétricos, serviços digitais e condução autônoma, entre outros. “Vivemos um momento único e essas mudanças que vêm ocorrendo podem atrair jovens do setor de transporte e de outras áreas”, enfatizou Curt.