PASSAGEIROS DEVEM OPTAR PELO TRANSPORTE SEGURO E CONFIÁVEL

NOTA FETPESP

PASSAGEIROS DEVEM OPTAR PELO TRANSPORTE SEGURO E CONFIÁVEL

A FETPESP – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo manifesta sua preocupação com a possibilidade de aprovação, pela Prefeitura de São Paulo, do serviço de transporte de passageiros por mototáxi, anunciado por uma empresa de aplicativos, nesta primeira semana de janeiro.

A Federação ressalta que, desde meados do ano passado, vem alertando os municípios paulistas sobre os riscos de liberação desse serviço, por meio da campanha “Sua segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus!”, lançada em junho de 2022, com o apoio da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos e da CNT – Confederação Nacional do Transporte.

A iniciativa visa conscientizar a população para o uso do transporte público regular e seguro, já que os sinistros com motos causam 35% das mortes no trânsito, isso sem falar nas sequelas, muitas delas permanentes. Um em cada três mortos no trânsito estava em motos. São mais de 11 mil brasileiros que não voltam para casa por ano, segundo estudo apresentado em 2019 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

No lançamento da campanha, o presidente da FETPESP, Mauro Artur Herszkowicz, explicou que, além da conscientização dos passageiros sobre os perigos de usar o mototáxi, “a campanha visa chamar a atenção das autoridades para os problemas sociais e de saúde pública decorrentes da utilização desse meio irregular de transporte”. Já o presidente-executivo da NTU, Francisco Christovam, destacou que não se trata de um movimento contra o uso da motocicleta, um transporte individual; “a intenção é mostrar que o passageiro deve utilizar o ônibus, um transporte regulamentado, mais seguro, e o perigo representado pelo uso do mototáxi nos sistemas viários das cidades”.

 

Saiba mais sobre a campanha: clique aqui

 

Segundo o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP), de fevereiro de 2021 a janeiro 2022, o estado acumulou 4.843 óbitos. Desse total, apenas 0,004% foram de motoristas ou passageiros de ônibus em comparação ao número de acidentes em carros e motos que, juntos, somaram 64,36% dos óbitos.

A FETPESP reforça o seu comprometimento com a segurança e a vida de todos que circulam nas ruas e nas estradas e garante que as boas práticas oferecidas pelas empresas representadas pela Federação, atreladas aos treinamentos constantes dos motoristas, contribuem para a queda do número de óbitos e acidentes.

Assessoria de Comunicação FETPESP

06/01/2023