live sest senat despoluir

SEST SENAT Taubaté promove live sobre Projeto Despoluir

O SEST SENAT Taubaté realiza, no dia 30 de abril de 2021, às 10h, uma live sobre o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte.    Na ocasião, o consultor técnico do Despoluir pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP), João Carlos Sanches Pereira, apresentará o Programa, destacando seus objetivos, diferenciais, benefícios e metodologia.

A live é aberta a todos os profissionais do setor de transporte interessados por questões ambientais e pela melhoria da qualidade do ar e do meio ambiente. O acesso à reunião, que será feita pela plataforma Microsoft Teams, pode ser feito pelo aplicativo móvel ou pelo computador.

Sobre o Despoluir

O Despoluir desenvolve diversas ações com foco no desenvolvimento sustentável. Dentre elas está a Inspeção Técnica Ambiental, feita por meio de unidades móveis, equipadas com opacímetro, tacômetro e software especializado, que vão até os transportadores para aferirem os ônibus movidos a diesel.

A aferição dos veículos promove a regularização ambiental da frota  e a consecutiva diminuição da emissão de fumaça lançada no ar pelos escapamentos dos veículos, gerando assim benefícios para o meio ambiente, para a empresa, trabalhadores, governo e a sociedade. Em virtude dos atendimentos e das orientações fornecidas pelas equipes do Despoluir, em torno de 85% da frota avaliada se mantêm dentro dos padrões legais.

 Adicionalmente, ao avaliar os veículos dos transportadores, os técnicos do Despoluir também orientam sobre outros temas como condução econômica, manutenção preventiva, eficiência energética, qualidade do combustível, gestão hídrica e de resíduos.  Ressalta-se que todo o trabalho desenvolvido pelo Programa é gratuito. 

Após a aferição, os veículos que estiverem dentro dos padrões de emissão de poluentes estabelecidos por lei recebem o Selo Despoluir para ser afixado no para-brisa.  Já os veículos em desacordo  recebem orientação técnica para a correta manutenção. Atualmente, vários operadores logísticos reconhecem a importância desse projeto e exigem que seus transportadores portem o Selo Despoluir.

Participe da live para esclarecer dúvidas e agende uma visita técnica para dar início ao projeto em sua empresa.

Clique aqui para ingressar na reunião

Fonte: SEST SENAT Taubaté