City Transportes adere ao programa Despoluir

Frota aferida atendeu os requisitos exigidos pelo programa e recebeu o selo de qualidade ambiental da FETPESP

O Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, gerido pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo, obteve recentemente a adesão da City Transportes Urbanos Intermodal Ltda. Sendo assim, a empresa, responsável pela operação do transporte de ônibus urbano da cidade do Guarujá, consciente da importância do projeto que contribui para a melhoria da qualidade do ar, teve praticamente 100% de sua frota aferida.

Em primeiro lugar, durante duas semanas os ônibus foram avaliados por um técnico do Despoluir. Com o auxílio de uma unidade móvel e equipamentos como opacímetro, tacômetro, computador portátil e software personalizado, ele monitorou a emissão de gás carbônico (CO2).

Segundo o líder de equipe do Programa, João Carlos Sanches, o resultado não poderia ser mais positivo. Os 140 ônibus verificados estavam em conformidade, ou seja, de acordo com a legislação ambiental.  “Todos receberam o Selo Despoluir, tendo em vista que a frota estava dentro dos padrões permitidos de emissão de poluentes”.

Isso comprova a preocupação da operadora em oferecer um transporte de boa qualidade e sustentável, prezando assim pelo bem-estar e saúde dos trabalhadores. “Esse resultado é fruto do investimento em veículos zero quilômetro, das manutenções preventivas e corretivas e da constante capacitação dos nossos colaboradores”, explica o instrutor de tráfego, Cristian Dantas.

A empresa também faz captação de água para limpeza dos coletivos, o descarte adequado dos resíduos e a limpeza das caixas de passagem para evitar contaminação do lençol freático,por exemplo.

Sobre o Despoluir

O Programa Ambiental do Transporte foi criado em 2007 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo SEST SENAT.  Tem como objetivo promover o engajamento dos transportadores em ações de preservação do meio ambiente. Ou seja, é uma forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento.

A iniciativa gera uma série de benefícios. Os resultados da medição possibilitam às empresas agirem preventivamente no controle de emissões e no uso racional do combustível. Além disso, propicia melhoria na imagem da empresa perante seus fornecedores, clientes e comunidades.

Adicionalmente, ao avaliar os veículos dos transportadores, os técnicos do Despoluir também estão capacitados para orientar sobre outros temas ambientais, como condução econômica, manutenção preventiva, eficiência energética, qualidade do combustível, gestão hídrica e de resíduos.

Adesão gratuita

A adesão ao Programa Ambiental do Transporte – Despoluir é gratuita para as empresas vinculadas à FETPESP.  Informações pelo e-mail  ambiental@setpesp.org.br  ou pelo telefone (11) 3179-1077.