Vacinação

motoristas e cobradores serão vacinados contra covid-19 a partir de 18 de maio

Depois das reiteradas solicitações dos profissionais e das entidades representativas do setor de transporte de passageiros, para que os motoristas tivessem realmente prioridade na imunização contra a covid-19, e em meio aos fortes rumores de greve desses profissionais, o governador do estado de São Paulo anunciou que terá início no dia 18 de maio a vacinação contra o novo coronavírus para motoristas e cobradores de ônibus do transporte coletivo municipal e intermunicipal.

Após ser considerado grupo prioritário, mas sem data definida para o início da imunização, motoristas de ônibus de diversas cidades do Estado, ameaçaram fazer uma greve nesta terça-feira (20), reivindicando o calendário.   

Porém, uma reunião realizada na segunda-feira (19), entre representantes das categorias do transporte do Estado e líderes do Governo de São Paulo, evitou a paralisação. Durante o encontro, onde foi solicitada priorização na imunização, ficou decidido que o Governo iria formar um grupo entre as partes para elaborar um cronograma de imunização.

Entretanto, o governador João Doria anunciou, em entrevista coletiva, que a data já foi definida. Os motoristas de ônibus e cobradores serão vacinados a partir do dia 18 de maio. Já a imunização do setor metroviário e ferroviário tem início no dia 11 de maio.

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP), que enviou ofícios ao governador do estado de São Paulo e ao secretário de Estado da Saúde pedindo a inclusão de motoristas de ônibus nos grupos prioritários, se solidariza com os profissionais do setor e apoia o início da vacinação, de modo a resguardar a saúde dos trabalhadores, fundamentais para a garantia de um serviço essencial e indispensável à população, bem como de milhares de passageiros transportados diariamente.