CNT propõe redução do nível de biodiesel no óleo diesel

Diminuição propiciaria redução no preço do combustível

O óleo diesel tem forte impacto entre os insumos que compõem a cadeia de custos do transporte rodoviário. Buscando alternativas para a redução do seu preço, mas sem impactar questões fiscais e ambientais, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) se posiciona a favor da redução do nível de biodiesel no óleo diesel comercializado no Brasil.

Em nota técnica divulgada na sexta-feira (5), a CNT afirma que se essa diminuição for de 50% ou mais, haverá alívio imediato sobre o preço do combustível, pressionado pela cotação internacional do petróleo e pela desvalorização do real em face ao dólar.

Atualmente, o biodiesel compõe 13% do diesel comercial. Essa porcentagem, porém, destoa dos níveis praticados em outros países. No Canadá, por exemplo, o percentual de utilização do biodiesel fica entre 2% e 4%. No Japão, a taxa é de 5% e na Europa, 7%.

De acordo com a CNT, o uso do biodiesel pela frota brasileira tem algumas desvantagens. Estudos apontam que o acréscimo de biodiesel na mistura com o óleo diesel pode, em veículos pesados com tecnologias anteriores aos da fase P7 do Proconve, aumentar o nível de emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) após a sua combustão.

Além disso, segundo a nota técnica, o biodiesel pode causar impactos mecânicos nos veículos, tendo em vista que esse biocombustível possui maior capacidade de absorver água, maior quantidade de oxigênio em sua composição e maior capacidade de dissolver substâncias orgânicas, elevando assim os riscos de contaminação e de proliferação de microrganismos.

Como resultado disso, o desempenho dos veículos, sobretudo dos modelos antigos, pode ser comprometido, ocasionando perda de eficiência energética e maior frequência de manutenção.

Com base em estudos referenciados e considerando os aspectos econômicos, ambientais e técnicos, a CNT defende a redução do nível de biodiesel no óleo diesel em pelo menos metade do nível atual. A entidade também não exclui a possibilidade desse nível ser zerado por determinado período, a fim de que haja uma significativa redução do preço nas bombas de combustível.

 Clique aqui para fazer o download da nota técnica:

https://cnt.org.br/documento/b5aa0209-5aed-44fb-8d30-b502b4c8bd18

Fonte: Agência CNT Transporte Atual