Empresas de transporte de Guarulhos aderem ao Programa Despoluir

Viação Campos dos Ouros e Viação Atual Ltda, de Guarulhos, tiveram suas frotas aferidas com 100% de conformidade

Cada vez mais as empresas de transporte coletivo estão conscientes do seu compromisso com a preservação ambiental e com o bem-estar dos seus clientes e sociedade. Nesse sentido, é inegável a importância do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, iniciativa da CNT e do SEST SENAT, que visa reduzir a emissão de poluentes da frota, aprimorar a gestão ambiental das empresas e possibilitar uma mudança de comportamento dos agentes envolvidos na manutenção e operação dos veículos.

Visando atender a demanda das operadoras, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP), gestora no estado do Despoluir, vem intensificando as suas atividades. No mês de setembro, a equipe técnica do Programa esteve atuando em Guarulhos, município da Região Metropolitana de São Paulo.

Durante dias, 231 ônibus da Viação Campos dos Ouros e da Viação Atual Ltda., empresas do Grupo Belarmino, foram monitorados com relação à emissão de gás carbônico (CO2). O resultado não poderia ter sido mais positivo: a aferição constatou que 100% dos veículos estavam em conformidade.

Isso significa que as frotas das duas Viações vêm operando dentro dos padrões de emissão de poluentes estabelecidos por lei. Todos os carros receberam o Selo Verde Despoluir para ser afixado no para-brisa, como prova do compromisso e responsabilidade das organizações na adoção de práticas ambientalmente responsáveis.

O trabalho realizado nas garagens pelo líder de equipe do Programa Despoluir, João Carlos Sanches, foi desenvolvido com sucesso em ambas as empresas e reconhecido pelo presidente do Grupo, Belarmino de Ascensão Marta, que foi pessoalmente agradecer a prestação de serviço oferecida pela FETPESP.

Aferições gratuitas

O Programa Ambiental do Transporte é disponibilizado às empresas de transporte de cargas e de passageiros. O trabalho realizado pelas equipes técnicas é abrangente: compreende inspeções veiculares nas partes mecânicas e elétricas, de modo a identificar se as emissões estão de acordo com os padrões estabelecidos por normas ambientais.

Além disso, o Despoluir prevê palestras educativas e motivacionais visando à conscientização dos profissionais para a incorporação de ações voltadas à redução dos impactos ambientais causados pela atividade transportadora.

A adesão ao Despoluir é gratuita para as empresas vinculadas à FETPESP. 

Informações pelo e-mail  ambiental@setpesp.org.br  ou pelo telefone (11) 3179-1077.