SEST SENAT: HÁ 30 ANOS VALORIZANDO O PROFISSIONAL DO TRANSPORTE aqui

Em 14 de setembro de 1993, empresários do setor de transporte brasileiro decidiram investir na criação de uma rede nacional de desenvolvimento profissional e de assistência social, que beneficiasse os seus trabalhadores com qualificação e qualidade de vida. Nascia, assim, há 30 anos, o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

 

Atualmente, o SEST SENAT conta com cerca de 160 unidades em todo o Brasil, sendo mais de 30 delas no Estado de São Paulo, prestando serviços gratuitamente. Durante os meus dois anos de atuação como presidente do Conselho Regional do SEST SENAT, sabendo da importância desse atendimento aos trabalhadores das operadoras de transporte, inauguramos unidades operacionais nas cidades de Assis, Ourinhos, Votuporanga, Osvaldo Cruz, Praia Grande, Atibaia e São Carlos. Em breve, teremos uma nova unidade no bairro de Santo Amaro, em imóvel que adquirimos em 2021 e que beneficiará os profissionais das empresas de transporte de passageiros e de cargas das regiões Sul, Sudeste e Sudoeste da cidade de São Paulo, melhorando a saúde e o desenvolvimento profissional dessa categoria.

 

A atuação do SEST SENAT na formação dos trabalhadores se destaca pela oferta de cursos especializados, presenciais e a distância, abrangendo desde atividades operacionais do transporte até a gestão de negócios, além de treinamentos que utilizam modernas tecnologias, como os simuladores híbridos de direção para ônibus, caminhões e carretas, instalados em mais de 130 unidades do SEST SENAT no Brasil. Os profissionais do setor também contam com atendimentos de saúde, por meio de especialistas nas áreas de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia, garantindo que os trabalhadores tenham qualidade de vida e estejam aptos para prestar um transporte seguro e eficiente.

 

Os números demonstram a importância dessa inciativa adotada há 30 anos e que conta com a total apoio da FETPESP: mais de 120 milhões de atendimentos de saúde e mais de 56 milhões de matrículas em capacitações no País.  Uma clara comprovação de que o SEST SENAT vem contribuindo, de forma significativa, para o aumento da competitividade e para o fortalecimento do setor de transporte brasileiro.