Projeto Passagem Verde do Busão Legal realiza plantio de primeiras árvores na região de Campinas aqui

Foram plantadas 500 mudas de diversas espécies nativas, com apoio da Associação Ambiental Jaguatibaia

 

As primeiras árvores nativas do Projeto Passagem Verde foram plantadas em Campinas, interior de São Paulo,  a Rádio Ônibus, parceira da Revista Sou + Ônibus, registrou com exclusividade essa ação, promovida pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de São Paulo – SETPESP, por meio do Busão Legal.

 

O lançamento oficial será realizado em breve, pelo SETPESP, convidando aos passageiros que que utilizam o sistema legalizado de transporte rodoviário a participar e colaborar com esta ação ambiental.

Antonio Laskos, diretor executivo do SETPESP, ao lado de Damáris Padilha, engenheira ambiental da Neutraliza Carbon (Imagens: Henrique Estrada)

 

O grande compromisso é de reduzir a quantidade de gases poluentes na atmosfera. As 60 companhias de ônibus associadas ao movimento Busão Legal se uniram para promover o plantio destas 500 mudas, em região da Mata Atlântica em Campinas, em parceria com a Associação de Projeto Ambiental Jaguatiaia, classificada como unidade de conservação de Uso Sustentável e que contempla as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

 

Presente na ação, José Carlos Perdigão, presidente da associação Jaguatibaia enalteceu a iniciativa. “É muito importante para o abastecimento hídrico, tanto da nossa Região Metropolitana de Campinas, mas tem a ver muito com a água que chega em São Paulo”, afirmou.

 

O diretor executivo do SETPESP, Antonio Laskos explicou que a ideia é unir forças para promover o meio ambiente, com a participação do sindicato, das empresas, das entidades não-governamentais e o próprio passageiro. “Estamos aqui hoje promovendo essa ação e, em breve, vamos lançar uma campanha, conscientizando os passageiros a contribuirem com cotas, ao comprar suas passagens, que serão revertidas em ações com essa, contribuindo para a preservação ambiental”, disse ele.

 

Damáris Padilha, engenheira ambiental da Neutraliza Carbon (empresa gestora do projeto e desenvolvimento do aplicativo Passagem Verde), lembrou que além da questão do reflorestamento, a ação ajudará na manutenção da bacia hidrográfica. “Hoje o dia traz muita alegria para todas as empresas que estão envolvidas na ação, porque ela não só faz a questão da compensação e da proteção do solo, aqui da região de Campinas, mas também traz toda a questão da importância hídrica para a região também de São Paulo então é um conjunto muito especial de benefícios”.

 

A matéria completa com mais detalhes sobre esta ação na próxima edição da Revista Sou + Ônibus.

 

Edição: Marcelo Valladão