São Carlos ganha moderna unidade do SEST SENAT aqui

Capaz de fazer 53 mil atendimentos por ano, os serviços disponíveis são gratuitos para todos os trabalhadores do setor de transporte

Considerada uma referência em inovação e tecnologia, a cidade de São Carlos agora conta com uma unidade operacional do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT, inaugurada oficialmente no dia 8 de novembro. A nova estrutura, moderna e eficiente, já está atendendo os trabalhadores do transporte, seus familiares e comunidade, oferecendo serviços na área de saúde e educação. Entre os destaques, estão: o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus — tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais; e atendimentos de psicologia, nutrição, odontologia e fisioterapia.

Capaz de fazer 53 mil atendimentos por ano, os serviços disponíveis são gratuitos para todos os trabalhadores do setor de transporte. A nova unidade tem 1.889,17 m2 de área construída e conta com: sala de treinamento integrada ao simulador de direção para até 15 alunos; três salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; um laboratório de informática para 18 alunos; e um amplo centro de eventos. Na área da saúde, a estrutura está equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em quatro consultórios. Todo o prédio foi projetado também para comportar itens de sustentabilidade, como placas fotovoltaicas, reuso de água pluvial, brises para diminuição da temperatura interna e iluminação de LED, garantindo o compromisso ambiental do SEST SENAT alinhadas às práticas ESG.

A cerimônia que marcou a inauguração da unidade contou com as presenças de Vander Costa, presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e dos Conselhos Nacionais do SEST SENAT; Mauro Artur Herszkowicz, presidente do Conselho Regional do SEST SENAT de São Paulo e presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo – FETPESP; Nicole Goulart, diretora executiva nacional do SEST SENAT; Luis Rafael Cardieri Marchesi, supervisor do Conselho Regional do SEST SENAT de São Paulo; Airton Garcia, prefeito de São Carlos; Edson Ferraz, vice-prefeito do município; além de outros convidados e autoridades, recepcionados por André Luis Nascimento, gerente da instituição em São Carlos.

Referência local e regional

Localizada na Rua Vera Lúcia Maiello César, 395, no Parque Novo Mundo, a nova unidade é a sexta a ser inaugurada no Brasil e a primeira em São Paulo em 2022. Em todo o estado, são agora 31 operações em funcionamento, consolidando o plano de expansão e melhoria da rede física do SEST SENAT em todo o país. O valor do investimento foi de R$ 15,4 milhões, considerando a obra e todos os equipamentos e mobiliários.

Durante a solenidade de inauguração, o presidente da CNT, Vander Costa, destacou a importância da instituição para São Carlos e região. “Estamos trazendo para o município o que há de melhor em atendimento e treinamento para trabalhadores do transporte, familiares e comunidade, como o simulador de direção, por exemplo. É uma estrutura completa, com salas conectadas e digitais, que elevam a qualidade do aprendizado. Estamos de portas abertas para que todos tenham acesso aos serviços oferecidos.”

Nicole Goulart, diretora executiva nacional do SEST SENAT, ressaltou a receptividade da cidade ao projeto. “Estamos orgulhos por inaugurarmos mais uma estrutura no estado. São Paulo é um polo do setor de transporte, por isso, é muito importante ampliarmos nossa capacidade de atendimento, seja na área da saúde, seja na qualificação profissional dos trabalhadores. Todo o processo que culminou com o projeto pronto e entregue foi muito bem conduzido pela administração local.”

Edson Ferraz, vice-prefeito de São Carlos, agradeceu o emprenho da entidade e destacou sua presença física no município a partir de agora. “A obra foi concluída em apenas um ano, praticamente, o que mostra a eficiência do SEST SENAT na elaboração de estratégias de serviços, atendimentos e qualificação aos trabalhadores do transporte. Tenho certeza que a unidade vai proporcionar muito mais qualidade para a comunidade são-carlense, fomentando empregos, desenvolvimento e a disponibilidade de suporte profissional e de saúde.”