Você sabe o que é Crédito de Carbono? aqui

Com o lançamento, em outubro de 2022, da plataforma Verden ESG, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), surgiram algumas dúvidas com relação aos créditos de carbono.

O crédito de carbono é um certificado emitido para pessoa ou empresa que tem metas de redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE). O principal objetivo é diminuir os problemas ambientais, reduzindo a emissão dos gases poluentes associados às mudanças climáticas. Cada tonelada de poluentes não emitida gera um crédito de carbono, por meio da certificação emitida pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

Contudo, é válido ressaltar que nem todos os países possuem a obrigatoriedade de reduzir suas emissões. Por exemplo, os países em desenvolvimento não receberam metas e obrigações quanto à redução das emissões, portanto, a colaboração dessas nações é voluntária.

Como uma empresa pode se beneficiar com os créditos de carbono?

As empresas que comprovam suas reduções de emissão de gases do efeito estufa e obtém crédito de carbono são beneficiadas economicamente com essa ação, pois podem comercializar esses créditos, revertendo os investimentos feitos em busca da sustentabilidade Além disso, a imagem da marca, tem um impacto positivo, mostrando ao consumidor a preocupação com a qualidade de vida daqueles que usam seus serviços e com o meio ambiente.

Os créditos de carbono podem ser gerados a partir de:

– Utilização de energias renováveis;

– Geração de energia a partir de resíduos;

– Reflorestamento, preservação de florestas e demais ecossistemas;

– Agricultura regenerativa e demais formas.

Essas iniciativas, entre outras, contribuem diretamente com a redução da emissão de gases do efeito estufa e, quando aprovadas, podem gerar créditos para as empresas que as adotam. Existem, no mercado, organizações que atuam na consultoria para que as empresas desenvolvam seus projetos e, depois, possam colocar seus créditos à venda no mercado internacional, lucrando com o negócio.

O mercado de crédito de carbono é uma forma de envolver a sociedade e as empresas na redução dos gases do efeito estufa, promovendo a troca de tecnologia entre os países e adotando medidas sustentáveis, beneficiando o meio ambiente. Além de obter ganhos financeiros, as marcas ainda têm a vantagem de ganhar a confiança do consumidor atento às ações sociais promovidas pelas empresas.

Conheça a Verden, e calcule a emissão de gases da sua empresa através de uma calculadora simples e de fácil manuseio: