Melhoria da Gestão Ambiental no Setor de Transporte aqui

Um dos programas mais bem sucedidos gerenciado pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP), em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), o Despoluir, contemplou, no último dia 07 de novembro, o município de Mogi das Cruzes com a certificação Cidade Verde.

 

A concessão do selo Cidade Verde é o reconhecimento dos esforços das empresas operadoras do transporte de passageiros e do poder público para colocar em prática medidas ambientalmente responsáveis, reduzindo os níveis de poluição dos ônibus e, assim, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e da saúde da população.

 

O Programa Ambiental do Transporte – Despoluir há 16 anos vem disseminando as boas práticas socioambientais pelo Brasil. No Estado de São Paulo, a FETPESP lançou o movimento Cidade Verde, em 2021, na cidade de Araraquara, contando com o apoio técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). A certificação é conferida aos municípios paulistas que tenham médias superiores a 95% de aprovação na Avaliação Veicular Ambiental da frota de transporte coletivo municipal, intermunicipal e de fretamento.

 

As ações preventivas do programa Despoluir – e a entrega do certificado Cidade Verde às cidades paulistas – demonstram que é possível ter um transporte sustentável, com uma frota operacional emitindo menos poluentes e contribuindo para minimizar os impactos das mudanças climáticas, em sintonia com os anseios de toda a sociedade por um meio ambiente equilibrado e saudável.