FETPESP E FUMTRAN consolidam parceria em favor da memória do Transporte aqui

Entidades vão trocar apoio institucional, acesso aos acervos históricos e promover a colaboração mútua de seus associados a fim de promover a história do Transporte

A parceria entre a FETPESP e a FUMTRAN, que é a Fundação Memória do Transporte, promoverá ações que irão contribuir ainda mais com a preservação da história do setor.

 

A FUMTRAN é uma entidade criada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em 1996, com a missão de preservar a memória e a cultura do transporte brasileiro em todos os seus modais. A FUMTRAN possui uma estrutura composta de uma presidência, uma vice-presidência, um conselho deliberativo e uma equipe técnica, que trabalham em conjunto para organizar, preservar e tornar acessíveis os registros históricos da atividade dos transportes.

 

Com vários projetos desenvolvidos, e alguns ainda em fase de elaboração, o Museu Virtual, disponível a todo o público, talvez seja um dos principais projetos da FUMTRAN. Ele conta a história do transporte no Brasil, passando por todos os modais, seja o transporte de cargas, seja de passageiros, com fotos, vídeos, áudios, entrevistas e documentos que mostram a evolução dos meios de transporte e sua relação com o desenvolvimento econômico e social do País.

 

O Museu Virtual pode ser acessado pelo site Memória do Transporte, que foi criado com recursos da Lei Rouanet e com a experiência do museólogo Fábio Magalhães. O portal é dinâmico, aprazível, ético e participativo, e oferece uma linha do tempo que abrange as várias épocas da história dos transportes e a inter-relação com os diversos modais. O Museu Virtual é uma referência histórica e cultural para o setor de transportes e para a sociedade em geral, pois ajuda a compreender melhor o quanto a mobilidade de bens e pessoas é essencial para a evolução de um povo e para competitividade da sua economia.

 

Outro projeto relevante da FUMTRAN é o Relatos FUMTRAN, que consiste em uma série de videodepoimentos de empresários empreendedores que fizeram a diferença no transporte brasileiro, em todos os modais. Esses relatos são uma fonte valiosa de informação e inspiração para os profissionais e estudiosos do setor, pois revelam as trajetórias, os desafios, as conquistas e as lições de quem contribuiu para o fortalecimento e a inovação dos transportes no Brasil. Os relatos podem ser conferidos no site da FUMTRAN e também eu seu canal no Youtube.

 

A FUMTRAN é, portanto, uma instituição que tem um importante papel para a memória do setor de transportes de passageiros e para o desenvolvimento do portfólio de conhecimento e pesquisa do setor. Ao preservar o legado de conquistas daqueles que ajudaram a construir os alicerces de um dos setores fundamentais para este País, a FUMTRAN imortaliza feitos e passa para as futuras gerações os valores da cultura e da história. Como diz o seu slogan: “Quando você sabe de onde vem, começa a descobrir para onde vai”.

 

Diante do conhecimento dessa entidade e de sua vocação para o transporte, a parceria entre a FUMTRAN e a FETPESP é algo natural, que certamente trará benefícios mútuos, pois ambas têm o objetivo comum de valorizar o setor de transportes de passageiros e promover o seu desenvolvimento sustentável. A FUMTRAN oferece à FETPESP e a seus sindicatos filiados acesso ao seu acervo histórico e cultural, que pode ser utilizado para fins educacionais, culturais e de divulgação.

 

A FETPESP oferece à FUMTRAN o apoio institucional, bem como a colaboração dos seus associados, que podem contribuir com a doação de materiais, cessão de acervo, a participação nos relatos e a divulgação dos projetos da FUMTRAN. O primeiro passo já foi dado, e o acervo da Revista Sou + Ônibus e o livro “A Voz dos Pioneiros” já foram encaminhados à FUMTRAN para que sejam incorporados e eternizados em seu acervo, inclusive na versão acessível em formato “PDF”. Juntas, as duas entidades podem fortalecer a imagem do setor de transportes de passageiros perante a sociedade e o poder público, mostrando a sua importância histórica, social e econômica para o Brasil.