Empresas de ônibus paulistas promoverão o plantio de 500 mudas de árvores em região da Mata Atlântica do Estado aqui

Com um mix de cerca de 30 espécies nativas que irão ocupar 3 mil metros quadrados em área de proteção ambiental de Campinas, estima-se a compensação de 72 toneladas de CO2

 

Setembro de 2023 – Com o compromisso de reduzir a emissão de gases poluentes, as 60 companhias de ônibus associadas ao movimento Busão Legalse uniram para promover o plantio de 500 mudas em região da Mata Atlântica de Campinas, localizada na APA (Associação de Proteção Ambiental) de Jaguatibaia, classificada como Unidade de Conservação de Uso Sustentável e que contempla as bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

 

O plantio, que terá início em outubro, em razão da produção e do período das chuvas, contará com um mix de até 30 espécies nativas, como Guaçatonga (espécie medicinal), Pau-Viola (atrativo fauna), Tápia, Cedro-Rosa (ameaçada de extinção), Ipê-Amarelo (espécie ornamental) e Ingá. Estima-se que haja a compensação de 72 toneladas de CO2.

 

Com a gestão e coordenação da empresa Neutraliza Carbon, as 500 mudas plantadas irão ocupar uma área de 3 mil metros quadrados, de um total de 30 mil metros quadrados que poderão ser ocupados por até 5 mil mudas.

 

Para Antonio Laskos, diretor executivo do Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (SETPESP), a iniciativa visa fortalecer o engajamento das empresas a ações que minimizam os efeitos climáticos.

 

“Dentro da agenda ESG que temos dedicado esforços, como a renovação da frota com modernos veículos modelo Euro 6, que reduzem a emissão de gases poluentes, o plantio de mudas irá acelerar o processo de descarbonização. E já temos engatilhado outro projeto riquíssimo em que os usuários de ônibus poderão colaborar. Trata-se do Passagem Verde, que será lançado até dezembro deste ano, no qual os clientes poderão comprar cotas para compensar carbono”, afirma o executivo.

 

Também haverá um trabalho de comunicação, no qual os passageiros serão convidados a postarem em suas redes sociais com a hashtag #BusãoLegalcompensa. Esse esforço não ficará restrito a atender somente aos viajantes.

 

“Queremos engajar também aquelas pessoas que ainda não se aprofundaram no tema. Para isso, vamos divulgar em nossas redes sociais para trazer mais visibilidade e conhecimento do projeto Passagem Verde. Qualquer pessoa poderá contribuir, em qualquer momento, independente de adquirir ou não uma passagem de ônibus”, conta Laskos.

 

Ainda neste mês de setembro, o SETPESP promoverá visitas técnicas em todas as empresas participantes do movimento Busão Legal, nas quais consultores especializados nos eixos ESG realizarão um diagnóstico para cada uma das companhias. “Estimamos que as empresas já praticam, de forma orgânica, muitas iniciativas dentro da pauta. Com isso, vamos mapear, inferir e quantificar créditos decorrentes destas ações”, avalia o executivo.

 

O projeto contará com apoio da empresa de tecnologia em gestão de frotas Mobs2 e da corretora de seguros Paluama. 

 

 

Sobre o SETPESP

Desde 1941, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (SETPESP) representa as viações de transporte intermunicipal de passageiros no estado.

 

Atualmente, mais de 60 companhias fazem parte da entidade e são responsáveis por levar mais de 120 milhões de pessoas ao ano, desde o embarque até o destino escolhido. Desse total de passageiros, mais de 13,5 milhões viajam de forma gratuita ou com desconto, de acordo com a legislação vigente, incluindo idosos, pessoas com deficiência, policiais e estudantes. As empresas filiadas ao SETPESP prezam, em primeiro lugar, pela segurança de seus clientes e funcionários, investindo anualmente em tecnologia, gente e inovação.

Visite o site www.busaolegal.com.br campanha pelo transporte regular, seguro e eficiente.