9ª EDIÇÃO DO CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY NACIONAL RECEBE GRANDE PÚBLICO E DEBATE PAUTAS ESTRATÉGICAS PARA O AVANÇO DE CIDADES INTELIGENTES aqui

No total, o maior evento de conexões e negócios de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil recebeu 5.118 mil participantes, contou com mais de 300 palestrantes e mais de 50 marcas expositoras. Também houve o lançamento de diversas soluções, tecnologias e ações em inovação para o desenvolvimento de smart cities.

O CSCM aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e recebeu os principais atores dos ecossistemas de cidades inteligentes e mobilidade urbana do país, incluindo a participação de autoridades e representações de mais de 115 cidades do Brasil.

Na semana dos dias 4 e 5 de setembro, o Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, foi sede do maior evento de conexões e negócios de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil –  o Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM). 

Realizado pela Plataforma Connected Smart Cities, o Evento Nacional tem o objetivo de promover debates e apresentar propostas para a aceleração do desenvolvimento de cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis e garantia de mais qualidade de vida para a população.

A 9ª edição do CSCM promoveu uma programação transversal, dinâmica e completa com mais de 90 horas de conteúdo de alta qualidade e relevância para o contexto atual das cidades brasileiras. No total foram realizados mais de 60 painéis temáticos, que contaram com a participação de mais de 300 palestrantes, ao longo de 12 palcos simultâneos. Além da realização de networking qualificado e rodada de conexões e negócios. 

Neste ano, o CSCM também integrou quatro eventos simultâneos em um único espaço, já que incluiu a 4ª edição do AirConnected & Connected Urban Air Mobility (AIRC), que trouxe uma nova proposta de discussão: a importância da conexão das cidades inteligentes com o transporte aéreo e a mobilidade aérea urbana. Com isso, os participantes tiveram a oportunidade de se conectar, em um mesmo evento, com os principais atores de cidades inteligentes, mobilidade urbana, transporte aéreo e mobilidade aérea urbana do país.

“Neste ano, apresentamos mais novidades para o nosso público, além da realização de discussões essenciais que fomentam a abertura de novas perspectivas para o crescimento das cidades e melhorias no planejamento e gestão dos espaços urbanos, promovemos entrevistas ao vivo e exclusivas, com representantes das principais prefeituras atuais responsáveis pela transformação das cidades em cidades mais inteligentes, em espaço denominado Conecta Talks, com transmissão ao vivo e gratuita”, destaca Paula Faria, CEO e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM).

O evento também estreou um stand para venda de artigos personalizados do Connected Smart Cities, distribuiu prêmios e sorteou brindes exclusivos para os presentes, com destaque para uma bicicleta elétrica.

Eixos temáticos abordados

Na 9ª edição do Evento Nacional, foram discutidas questões associadas aos seguintes eixos temáticos: Cidades Participativas e Engajadas; Cidades Conectadas; Cidades Empreendedoras; Cidades Prósperas; Urbanismo Sustentável nas Cidades; Cidades Humanas, Resilientes e Inclusivas; Conectividade & Integração; Data Analytics; Tendências; Mobilidade Compartilhada; Mobilidade Ativa; Veículos Elétricos e Mobilidade Para as Pessoas.

Além de profissionais de empresas, startups, entidades de classe, agentes financeiros, organismos internacionais, pesquisadores e demais atores atuantes nos ecossistemas de cidades inteligentes e mobilidade urbana, o CSCM 2023 contou com a presença de diversas autoridades e representatividades do setor público interligadas a mais de 100 prefeituras do Brasil.

1º dia – Abertura oficial apresenta premiados do Ranking CSC e inicia painéis de debates simultâneos

No dia 4 de setembro, o CSCM iniciou oficialmente a 9ª edição do evento com as boas-vindas dos organizadores e divulgação dos resultados da  9ª edição do Ranking Connected Smart Cities, que avaliou dados de 100 cidades brasileiras e selecionou os municípios, com mais de 50 mil habitantes, que são referência na prestação de serviços inteligentes e possuem o maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

Neste ano, a cidade de Florianópolis (SC) conquistou a liderança no Ranking Geral CSC 2023. ” É uma premiação que nos orgulha muito e que vínhamos perseguindo há alguns anos. Sem dúvida, o resultado nos motiva a continuar melhorando os indicadores e tornando Florianópolis cada vez mais uma cidade inteligente”, ressalta o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Em seguida, as cidades de Curitiba (PR) e São Paulo (SP) ocuparam a 2º e 3º colocações, respectivamente, no Ranking. Para conferir todos os resultados do estudo, da edição 2023, clique aqui.

Prefeitos e representantes das cidades premiadas no Ranking CSC 2023. Crédito: Diego Leão.

Durante a tarde, foram promovidos mais de 20 painéis de debates envolvendo questões centrais e relevantes dos ecossistemas de cidades inteligentes e mobilidade urbana com ampla participação do público.

2º dia – Apresentação dos premiados do Selo e Prêmio CSC e novas rodadas de painéis temáticos

O segundo dia de evento iniciou-se com a cerimônia de apresentação das cidades premiadas na  2ª edição do Selo Connected Smart Cities. A iniciativa é da Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes, e reconhece boas práticas em cidades inteligentes, a partir do estudo de seis dimensões de análiseplanejamento; governança;  infraestrutura e serviços Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); maturidade de parcerias; ecossistema de inovação e tendências de evolução.

Idealizadores do estudo, Willian Rigon, sócio-diretor de Novos Negócios do CSC, e Vitor Amuri, Sócio e Diretor de Projetos da SPIn, conduzem a apresentação de resultados da 2ª edição do Selo CSC. Crédito: Diego Leão.

Neste ano, foram avaliados dados de cerca de 40 cidades inscritas no estudo. Os municípios são premiados, conforme os seguintes níveis de avaliação: Diamante (ainda não atingido) Ouro, Prata, Bronze e Aspiracional. Confira todos os resultados neste link

No mesmo dia, foram anunciados os vencedores do Prêmio CSC 2023, uma realização da Plataforma CSC, em conjunto com a Neurônio – Ativação de Negócios e Causas. O instrumento reconhece e premia negócios inovadores que colaboram para o desenvolvimento de uma cidade inteligente. Os premiados são divididos em duas categorias: Negócios Pré-Operacionais e Negócios OperacionaisConheça os vencedores e respectivas colocações aqui.

Dando continuidade aos painéis temáticos, foram realizadas na ocasião mais de 30 conferências ao longo do dia.

Lançamento de soluções inéditas em smart cities

Durante os dois dias do evento, foram apresentadas diversas soluções em tecnologia e inovação que colaboram para a expansão de smart cities no Brasil, como sistemas de monitoramento terrestre e aéreo, plataformas de mapeamento de demandas urbanas essenciais; soluções para descarbonização e aumento de eficiência energética; ferramentas de GovTech – governança digital; soluções para a transformação e inclusão digital; propostas de sistemas de transporte público mais integrados, sustentáveis e inclusivos; produtos e serviços inovadores em cibersegurança e iluminação pública; e muito mais.

Dentre as novidades, foram apresentados o Óculos OrCam, de tecnologia artificial assistida para utilização de estudantes da cidade de Pato Branco (PR);  drone de monitoramento e proteção do mobiliário urbano da empresa Fiskall; nova plataforma da Bus2 de geração de GTFS (General Transit Feed Specification ou Especificação Geral de Feeds de Transporte Público) para o gerenciamento inteligente de dados pelas cidades.

Além do lançamento de Certificação ISO de Cidades, pela Bright Cities, como solução de inovação em T&I e de transformação digital, para o aperfeiçoamento da gestão de cidades inteligentes. E com o objetivo de acelerar o processo de transformação digital e de inovação no Brasil,  a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) criou o Think Tank ABES – Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação.

Para o combate de ciberataques, a Exxas Smart City Bureau elaborou o City Shield, que ajuda a proteger dados e interesses do poder público e do cidadão. Para o fomento de cidades inteligentes, seguras e sustentáveis, a Enel X apresentou soluções para a construção de cidades circulares inteligentes, que integram ferramentas, como a Câmera de reconhecimento facial e a Estação Climática.

Sobre o CSCM 

O  Connected Smart Cities & Mobility Nacional é o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado desde 2015, o CSCM tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto.