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08/03/2023
O transporte coletivo de passageiros tem buscado alternativas que viabilizem a mobilidade sustentável, como a utilização de veículos movidos com tecnologias mais limpas. Uma das opções favoráveis é justamente o ônibus elétrico. Essa tecnologia pode ser classificada de acordo com a configuração de suas propulsões, contemplando: veículo elétrico a bateria (VEB); híbrido (VEH); híbrido pug-in (VEHP); e a célula de combustivel (VECC).
Um dos grandes desafios a serem superados quanto à utilização de ônibus elétricos é a indisponibilidade de abastecimento em diferentes localidades. No Brasil, atualmente, existem, apenas, 2.800 eletropostos, número insuficiente para atender à demanda nacional, especialmente considerando os mais de 40 mil postos convencionais distribuídos pelo País.
Apesar dessa insuficiência, nacionalmente, já é possível usufruir da eletromobilidade, pois o Brasil dispõe de 371 unidades de ônibus elétricos urbanos, segundo a plataforma e-bus radar. Entretanto, mais de 80% desses veículos são do tipo trólebus, que dependem de contato integral, durante todo o seu trajeto, com cabos elétricos suspensos, dificultando, assim, a versatilidade de sua utilização em rotas distintas. Cabe, ainda, destacar que essa tecnologia veicular se concentra, majoritariamente, na região Sudeste, cuja parcela contempla 91,4% de todos os ônibus elétricos no País. No que diz respeito à matriz elétrica, o Brasil conta com 78,1% de fontes renováveis e 21,9% de não renováveis, o que demonstra o potencial de uma descarbonização efetiva na eletromobilidade. Embora esse aspecto seja positivo, algumas barreiras precisam ser transpostas, como a viabilidade econômica dos veículos elétricos que são, em média, três vezes mais caros que os ônibus convencionais.
Durante o Seminário da NTU 2023 o ônibus elétrico D9W da BYD será apresentado aos participantes. O evento, que acontece nos dias 8 e 9 de agosto deste ano em Brasília (DF), tem como tema “Um novo Marco para o Transporte Público Urbano de Passageiros”. Durante o evento, os ônibus ficarão expostos e abertos à visitação.
A BYD está presente no Brasil desde 2015 e neste mês de julho lançou o BYD Dolphin EV, carro que assumiu a liderança em vendas já na segunda semana de seu lançamento, mostrando que a empresa está investindo pesado para se consolidar no mercado brasileiro. Segundo a montadora, o D9W, tem 250 km de autonomia, e sua bateria de ferro-lítio pode operar por 15 anos, além de serem utilizadas em sistemas de armazenamento de energia. Sua carga total é feita em até 4h. Ele mede 13,2m de comprimento, é equipado com motores de 150kW, o que dá uma potência de 402cv integrados nos eixos traseiros, dotados de um controle eletrônico de tração.
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