Ônibus de São Paulo perdem 30% de passageiros em 10 anos

06/06/2023

Ônibus de São Paulo perdem 30% de passageiros em 10 anos

Em 10 anos, o sistema público de transporte de São Paulo perdeu cerca de 30% de seus passageiros. Esse número consta de um estudo do pesquisador Daniel Santini, com dados retirados da prefeitura da cidade.

 

Apesar dessa queda ser acentuada pela pandemia de Covid-19, o número já vinha apresentando uma queda antes. Em 2013, o sistema transportou cerca de 2,9 bilhões de passageiros, contra apenas 2,6 em 2019.

 

Esse quadro se agravou a partir do começo da emergência sanitária que atingiu todos os países do mundo. Em 2022, apenas 2,04 bilhões usaram ônibus para se locomover. No mesmo período, a população da capital paulista cresceu de 11,8 milhões de pessoas para 12,2 milhões.

 

Em entrevista para o portal Agência Brasil, o pesquisador fez um alerta sobre o futuro do transporte público no Brasil, se o atual quadro se mantiver inalterado.

 

“Caiu 1 bilhão de viagens, eram 3 bilhões por ano, em 2013; em 2012, são 2 bilhões. Nosso sistema encolheu em um terço. Se a gente passar por mais 20 anos assim, ele desaparece”, afirmou demonstrando sua preocupação.

 

Santini, que desenvolve pesquisa na Universidade de São Paulo (USP) sobre políticas públicas de Tarifa Zero, afirmou que o sistema baseado no financiamento via tarifas está se esgotando e que precisa ser reformulada.

 

“Com esse encolhimento, torna-se mais difícil o equilíbrio financeiro a partir da receita da catraca. Para equilibrar, você tem que aumentar a passagem; o aumento da passagem torna o sistema mais excludente, e o desequilíbrio se aumenta porque você tem a redução do número de passageiros”, explicou.

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

Saiba mais