Arena ANTP 2025 discute o futuro do transporte público no Brasil

01/11/2025

Arena ANTP 2025 discute o futuro do transporte público no Brasil

Na cerimônia de abertura da Arena ANTP 2025 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, evento realizado entre 28 e 30 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, estiveram reunidos representantes do poder público, empresários, técnicos e estudiosos, além de organizações não governamentais a fim de pensar os próximos passos rumo à eficiência, sustentabilidade e melhoria geral deste serviço essencial ao cidadão.

 

O presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, por meio de um vídeo, relembrou a trajetória da associação desde sua fundação, em 1977, e homenageou Plínio Assmann, engenheiro, ex-presidente do Metrô SP e um dos fundadores da associação. “A ANTP nasceu para que o transporte público fosse reconhecido como um serviço essencial e parte do direito à cidade. Nosso desafio segue sendo garantir qualidade, eficiência e inclusão”, disse ele.

 

Público acompanhou as discussões ao longo de três dias (Fotos: Marcelo Valladão)

 

Em seguida, Luis Carlos Mantovani Néspoli, (o Branco), que desempenha a superintendência da entidade, lembrou o momento ímpar vivido pela mobilidade no país. “Precisamos reconhecer o transporte público como promotor da cidadania”.

 

O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, disse que é necessário fazer a transição energética com responsabilidade e que poder público e empresários precisam caminhar juntos, construindo formas de melhorar o serviço, lembrou o grande desafio da Tarifa Zero e dos subsídios que foram destinados para o custeio do transporte durante a pandemia, no governo do ex-presidente Bolsonaro. O deputado federal Jilmar Tatto também pontuou a necessidade de financiar o sistema.

 

O secretário nacional da mobilidade urbana, Denis Andia, representando o ministro, Jader Barbalho Filho, enalteceu a tramitação do Marco Legal do setor, que após sua aprovação no Senado, agora tramita na Câmara Federal. “Um projeto construído ao lado das entidades como a ANTP, a NTU e que agora está em sua reta final”, disse ele.

 

 

Ao longo dos três dias de painéis e da feira que acontece em paralelo, diversas oportunidades, ideias, serviços e produtos tiveram espaço garantido. Saiba mais em nossa edição 53 da Revista Sou + Ônibus.

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

Saiba mais