Aplicativos ignoram proibição de serviço de mototáxi em Campinas

19/09/2024

Aplicativos ignoram proibição de serviço de mototáxi em Campinas

Apesar da proibição do serviço na cidade de Campinas, os serviços de aplicativos de passageiros continuam a oferecer, de forma clandestina, viagens de mototáxi pelo município.

 

A denúncia foi realizada pelo jornal Correio Popular, que realizou viagens por esse modelo utilizando duas empresas de aplicativos diferentes, sem nenhum tipo de fiscalização, controle ou regras.

 

Segundo a reportagem, nem mesmo os limites de velocidades são respeitados e os motoristas acabam aceitando as sugestões dos passageiros, colocando em risco a vida das pessoas em seu caminho.

 

Três anos atrás, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) obteve uma liminar na 2a Vara da Fazenda Pública para proibir a circulação de mototáxis no município, com a estipulação de uma multa diária de R$ 2 mil para as empresas que infringissem as regras.

 

Os números mostram como essa modalidade pode ser problemática pois, das 144 mortes registradas em campinas durante todo o ano de 2022, 67 envolveram motocicletas, ou seja, quase metade dos óbitos.

 

Esse tipo de serviço de transporte já é proibido em algumas cidades do Brasil, como em São Paulo e no Rio de Janeiro.

 

Campanha Nacional alerta para riscos do mototáxi

 

Para conscientizar a população para a utilização do transporte público regular, a FETPESP e NTU, com o apoio da CNT, promove a campanha “Sua segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus”.

 

E em defesa do uso do transporte público regular e seguro aos passageiros que a FETPESP – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo e a NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, com apoio da CNT – Confederação Nacional do Transporte se uniram para lançar, nesta sexta-feira, 03 de junho, a campanha nacional “Sua segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus”.

 

Leia a matéria: clique aqui

 

Com um plano de mídia abrangente, a campanha terá cartazes, banner, outdoor, spots, mídia digital para redes sociais e um vídeo que serão colocados à disposição das empresas operadoras e entidades associadas à FETPESP e à NTU, para veiculação local, por meio de um site criado especialmente para essa finalidade. De acordo com as entidades que assinam a campanha, o desafio é conscientizar os passageiros sobre as escolhas que devem ser feitas e seus riscos, e os benefícios oferecidos pelo transporte público regular de passageiros – o ônibus urbano é o modo de transporte mais seguro que existe.

 

Acesso as peças da campanha através do link: segurancanaoepassageira.com.br

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

Saiba mais