Podcast discute Maio Amarelo e segurança no trânsito aqui

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP) e a Mercedes-Benz Ônibus realizaram um podcast especial para discutir as ações do Maio Amarelo, campanha visando a diminuição dos acidentes de trânsito.

 

O programa foi comandado por Anderson Oliveira, coordenador do programa despoluir pela FETPESP, e contou com a participação de César Saraiva, diretor operacional da Viação Santa Brígida; Úrsula Flora, gestora da unidade da Vila Jaguara do SEST SENAT; e Edson Carlos Brandão, gerente de marketing do produto ônibus da Mercedes-Benz.

 

Ouça agora o Podcast Especial, clique aqui.

 

Anderson iniciou o programa alertando sobre o alto número de acidentes de trânsito registrado desde o início do ano, mas salientando que os ônibus representam uma pequena quantia do total.

 

“Fazendo um recorte aqui para o estado de São Paulo, usamos os dados do Infosiga do governo paulista. Em 2022, tivemos 5.651 vítimas fatais, sendo que destas, 2.201 estavam em motocicletas, 1.331 em carros e nos ônibus foram apenas 47. Em 2023, já acumulamos 1.584 mortes, sendo 647 em motos e 349 em carros, apenas 8 em ônibus” explicou.

 

Já Ursula Flora destacou o longo processo de conscientização que o SEST SENAT realiza para capacitar os motoristas e diminuir o número de acidentes. Porém, ela aponta que o problema é sistêmico e que ainda tem muito espaço para se percorrer.

 

“É um trabalho de conscientização. A gente vê que muita coisa já foi feita, mas ainda temos um longo caminho pela frente, pelos números que você apresentou. Percebemos como esse ainda é um problema social e que precisa envolver toda a sociedade, tanto os trabalhadores, motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas”, afirmou.

 

O trabalho do SEST SENAT, inclusive, é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas para aumentar o nível de segurança do sistema. César Saraiva exaltou a parceria entre a empresa e a entidade com ações criativas, como uma peça de teatro voltada aos profissionais.

 

“Levamos o desafio para o SEST SENAT e eles trouxeram uma peça que era uma pequena cabine imóvel e isso era feito dentro da nossa garagem, ou às vezes nos terminais, nos pontos que tinham um pouco mais estrutura. Tinha lá um ator profissional e ele trazia um pouco da realidade do problema dos acidentes. Chocavam um pouco quem estava assistindo e a ideia era realmente trazer uma mudança de comportamento”, explicou.

Saiba mais sobre as ações do SEST SENAT no mês de maio, clique aqui.

 

Já Edson Carlos Brandão explicou as novas tecnologias que os ônibus da Mercedes-Benz têm e ajudam a mitigar a gravidade de acidentes de trânsito que possam acontecer. Por exemplo, o sistema de frenagem ABA 5, que alerta o motorista se tem algum pedestre ou veículo em um ponto cego.

 

“O motorista, quando ele vai dar seta e o indicador na coluna está vermelho, tem alguém ou algum veículo naquela posição. Então ele não tá enxergando nada, mas aquela luz já dá um alerta para ele ter mais atenção na troca de pista”, demonstrou.

Saiba mais sobre as novas tecnologias da Mercedes-Benz, clique aqui.

 

Você pode ouvir o podcast na integra pelo link: