Girobus

GiroBus, projeto itinerante da Viação Paraty leva cultura, lazer e saúde para cidades em que a empresa atua

Um ônibus totalmente adaptado vai oferecer ações sociais diversas como aulas de alfabetização e empreendedorismo

Buscando maior proximidade com a comunidade em que está inserida, a Viação Paraty reformou totalmente um ônibus que percorrerá todas as cidades atendidas pela empresa, levando inúmeras ações sociais para a população. O projeto, batizado de GiroBus, tem o objetivo de propiciar o bem-estar   tornar a cultura  , a educação e o bem-estar   acessível a todos.

O veículo, um Mercedes-Benz OF 1418, Caio Apache Vip, foi totalmente remodelado.  Todas as poltronas, balaústres e demais componentes do carro foram retirados. No seu interior tem  instalado ar-condicionado e na parte externa um toldo, de modo que o carro esteja disponível para qualquer tipo de atividade.  Mesas, cadeiras, pufes e objetos de decoração adquiridos poderão ser  usados de acordo com a necessidade e o tipo de ação realizada.  

“A nossa proposta é oferecer às comunidades a nossa própria agenda de ações, que inclui aulas de alfabetização e empreendedorismo com instituições parceiras, assim como a promoção de eventos específicos, em datas comemorativas, como a Páscoa, Dia das Mães, Dia de Fazer a Diferença e Natal, entre outras”, explica a diretora de Comunicação da Viação Paraty, Luciana Herszkowicz.

Além disso, acrescenta Luciana, serão criadas parcerias com a iniciativa privada, visando a alianças e ao fortalecimento da economia local. O projeto permite, inclusive, que as empresas utilizem o GiroBus, caso haja disponibilidade para a realização de ações próprias.

“Um dos acordos já formalizados é com a rede de farmácias Drogaven,  que possui 37 lojas localizadas nas cidades de Araraquara, São Carlos e Matão”,  esclarece a diretora.  Uma vez por mês, o GiroBus e a Drogaven vão percorrer algumas regiões realizando o Dia da Saúde com orientações sobre o tema, aferição de pressão e teste de glicemia, entre outras atividades.

“A expectativa em torno desse projeto é grande, pois é uma excelente  oportunidade de aproximação com a comunidade, oferecendo atividades que agreguem valor”, acrescenta Luciana.  “Queremos que a população sinta que não apenas disponibilizamos um meio de transporte,  mas que também fazemos parte da vida dela.”

Curiosidades sobre o GiroBus Paraty

O nome GiroBus é uma alusão ao verbo “girar”, que significa  “dar voltas ou giros, andar de um lado para outro, circular”, ou seja, é aquele que percorre, se  movimenta,  chega a qualquer ponto da cidade e atende a toda a população, que é  exatamente o que um  ônibus faz em sua função normal. “Além disso, a palavra ‘giro’ na língua portuguesa, de Portugal, tem a conotação de bonito e curioso, o que se encaixa perfeitamente no conceito do GiroBus”, pontua Luciana.

O layout do veículo foi criado pela designer Patrícia Corbi, que utilizou como base a “assinatura” GiroBus, que tem como foco a arte, a educação e o bem-estar no cotidiano das cidades, acontecendo a todo o momento, em um constante movimento. As ilustrações no ônibus representam exatamente isso.  São pessoas ouvindo música, dançando, estudando e pintando e interagindo com a cidade.    A cor escolhida foi o laranja, de modo a  diferenciar  a cor verde clara usada nos ônibus da Viação Paraty. Entretanto, a logomarca da empresa pode ser vista em toda a arte, identificando claramente que o GiroBus é um projeto da companhia.   

Lançamento do GiroBus

O GiroBus será lançado no dia 27 de março (domingo), durante a  corrida Atalanta Run em Araraquara, uma iniciativa da Viação Paraty e de  empresas da cidade.  A prova de rua, composta de cinco quilômetros de corrida e dois  quilômetros  de caminhada,  é  um projeto pioneiro, que conta  com uma programação diversificada de atividades no Parque Infantil, localização tradicional da cidade. A iniciativa vai  homenagear a força e determinação feminina, uma vez que o evento acontece em março, mês em que é comemorado o Dia da Mulher.