Dados do Infosiga SP comprovam segurança do transporte coletivo de passageiros

Nesta última terça-feira, 22 de fevereiro de 2022, o Detran – SP divulgou dados positivos da redução do número de óbitos no trânsito paulista. Em todo o Estado, a redução chegou a 10% no mês de janeiro. Os dados positivos também indicam uma redução de 11% no número de acidentes gerais.

A FETPESP – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo reforça seu compromisso com a segurança e a vida de todos que circulam nas ruas e nas estradas e garante que as boas práticas oferecidas por cada empresa representada pela Federação, atreladas aos treinamentos constantes dos motoristas, contribuem para a queda do número de óbitos e acidentes.

Todas as medidas apontadas pelo DETRAN-SP, como o Programa Respeito à Vida, melhoria no tempo de resposta do atendimento dos acidentes, iluminação em trechos urbanos e a utilização do cinto de segurança no banco traseiro corroboram para a redução do número de óbitos no trânsito e são importantes. No entanto, a FETPESP enfatiza que, se houvesse por parte dos governos e órgão gestores uma ampliação do incentivo à utilização do transporte público coletivo, certamente estes números seriam ainda menores.

Ao analisar os dados do INFOSIGA SP, disponíveis a partir de janeiro de 2015, podemos observar que o número de vítimas fatais que utilizaram o transporte por ônibus nunca superou a somatória de 05 no mês de janeiro, sendo que em 2021 não houve registros e em 2022 apenas 02. O acumulado para o mês, ao longo destes anos é de apenas 18 óbitos.

Veja a seguir:

Ao ampliarmos a análise para todo o período disponível, podemos concluir que nos acidentes envolvendo ônibus, a média de vítimas fatais é de 3,62 óbitos por mês e em vias municiais desde janeiro de 2015 é de 0,75 mortes por mês, ou seja, este modal representa praticamente nada em relação aos óbitos do trânsito municipais.

Considerando os últimos 12 meses dos dados divulgados, fevereiro 2021 a janeiro 2022, o Estado acumula 4843 óbitos, segundo o INFOSIGA, e destes apenas 21, ou 0,004%, estão relacionados aos motoristas ou passageiros de ônibus em comparação a carros e motos que juntos somam 64,36% dos óbitos. Veja a seguir:

Por fim, a FETPESP incentiva e apoia qualquer prática que contribua com a redução dos acidentes e mortes no trânsito, mas reforça que o apoio ao transporte público, além de reduzir o congestionamento, reduzir a poluição nas cidades e promover o desenvolvimento dos municípios, é ainda uma excelente forma de prevenção aos acidentes.