Movimento Cidade Verde Araraquara

FETPESP lança Movimento Cidade Verde e Araraquara sai na frente

Selo conferido pelo Despoluir atesta a preocupação das empresas operadoras e do município com o meio ambiente

Visando estimular o controle das emissões de poluentes em prol da melhoria da qualidade do ar, bem como o crescimento sustentável das empresas, o Despoluir- Programa Ambiental do Transporte, gerido no estado pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP), lançou o projeto Movimento Cidade Verde.  “O objetivo é ampliar a abrangência e efetividade no diagnóstico da emissão de gases veiculares na atmosfera”, explica o consultor técnico do Programa, João Carlos Sanches Pereira. “Para isso, contamos com o comprometimento das prefeituras municipais e das empresas de transporte público por ônibus”.

O município de Araraquara, no interior paulista, foi a primeira empresa a participar do projeto. No último dia 5 de agosto, recebeu o Selo Cidade Verde, conferido pela FETPESP, por meio do Despoluir.  A solenidade de reconhecimento foi realizada na unidade operacional do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) de Araraquara e contou com a presença do presidente da FETPESP e do Conselho Regional de São Paulo do SEST SENAT, Mauro Artur Herszkowicz, de representantes do SEST SENAT, das empresas de transportes de passageiros que operam na região e de autoridades locais.

Araraquara, cidade amiga do meio ambiente

O Selo Cidade Verde é uma forma de reconhecimento a municípios que conseguem aferir toda sua frota de transporte de passageiros e obtêm aprovação superior a 95%. Em Araraquara, foram vistoriados pelo Despoluir, entre 2020 e 2021, 338 ônibus (urbanos, intermunicipais e rodoviários) das quatro empresas operadoras (Viação Piracicabana, Empresa Cruz, Venetur Turismo e Viação Paraty), dos quais 326 veículos tiveram aprovação, ou seja, 96% da frota aferida em conformidade.

O supervisor do Conselho Regional do Sest Senat São Paulo, Luiz Rafael Cardieri Marchesi, ressaltou que Araraquara é um exemplo para o Brasil. “Estamos felizes em homenagear essas quatro empresas operadoras de transporte público que acreditam em uma cidade melhor, se preocupam com a responsabilidade socioambiental e mantêm uma frota sustentável.”

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Araraquara, para o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araraquara, José Carlos Porsani, foi uma alegria receber esta notícia. “A premiação valoriza as empresas que trabalham de forma adequada e também revela, por um órgão externo de fiscalização e de certificação, que no município as medidas de fiscalização e monitoramento estão sendo tomadas de forma correta”.

Despoluir, grande parceiro dos transportadores

A gestora nacional do Despoluir, Daniela Fraga Mayer, explicou que há 14 anos o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do SEST SENAT, vem executando – por meio de 24 Federações – esse projeto que já atendeu mais  de 55 mil transportadores em todo o Brasil e realizou em torno de 3,3 milhões de avaliações veiculares ambientais.

Destaca-se que o Despoluir é um grande parceiro dos transportadores por meio de diversas ações que promovem o bem-estar, mudam mentalidades e multiplicam conhecimentos voltados para um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável, trazendo benefícios não só para os seus trabalhadores, mas também para toda a sociedade.

Homenagem ao presidente da FETPESP

Durante a solenidade, a unidade operacional do SEST SENAT de Araraquara homenageou o empresário Mauro Artur Herszkowicz, pela importância que o empreendedor tem para o desenvolvimento da cidade e para o transporte de passageiros, conferindo o seu nome à Unidade. O homenageado descerrou a placa que leva a sua denominação na companhia dos filhos Gustavo e Luciana Herszkowicz.

Mauro Artur Herszkowicz que ocupa a presidência da FETPESP, do Conselho Regional do SEST SENAT do Estado de São Paulo e da Viação Paraty, além de atuar como conselheiro da Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU), da qual é fundador, se destaca por sua atuação na defesa dos interesses do setor e na união da categoria em torno de objetivos comuns.   Ele também ocupou os cargos de diretor do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de São Paulo, da Transurb (atual SPUrbanuss) e do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de São Paulo (SETPESP).

Galeria de fotos