Frota de Jundiaí é notícia

DESPOLUIR AFERE FROTA DE JUNDIAÍ QUE VIRA NOTÍCIA

Ônibus inspecionados pelo técnico da FETPESP apresentaram bons resultados e são destaque na Revista do Ônibus

A Revista do Ônibus publicou recentemente uma matéria destacando a excelência dos ônibus que circulam na cidade de Jundiaí, tendo em vista a baixa emissão de poluentes da atmosfera. Esse resultado foi fruto de um trabalho rigoroso de avaliação ambiental feita pelo Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, sob a gestão da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP), que constatou que os veículos que fazem o transporte municipal operam de acordo com a legislação ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente.

Os ônibus superaram 85% de aprovação em teste de opacidade e receberam o Selo Despoluir para fixação junto aos para-brisas, como prova de que estão operando dentro dos padrões de emissão de poluentes e do compromisso das empresas com as práticas ambientalmente responsáveis.

Nesse sentido, é importante destacar o papel dos técnicos do Despoluir que além de realizarem as avaliações veiculares também instruem os profissionais do setor sobre outros temas ambientais, como condução econômica, manutenção preventiva e qualidade do combustível, entre outras. E caso os veículos não estejam dentro dos padrões legais, também orientam para os reparos necessários.         

Aferições gratuitas

O Programa Ambiental do Transporte é disponibilizado às empresas de transporte de cargas e de passageiros. O trabalho realizado pelas equipes técnicas é abrangente: compreende inspeções veiculares nas partes mecânicas e elétricas, de modo a identificar se as emissões estão de acordo com os padrões estabelecidos por normas ambientais.

Além disso, o Despoluir prevê palestras educativas e motivacionais visando à conscientização dos profissionais para a incorporação de ações voltadas à redução dos impactos ambientais causados pela atividade transportadora.  

A adesão ao Despoluir é gratuita para as empresas vinculadas à FETPESP.  Informações pelo e-mail  ambiental@fetpesp.org.br  ou pelo telefone (11) 3179-1077.

A matéria completa publicada na Revista do Ônibus você confere em: https://revistadoonibus.com/2021/05/20/sp-jundiai-tem-onibus-com-excelencia-e-minima-emissao-de-poluentes/ .