Maio Amarelo 2021

Trânsito com respeito e responsabilidade é tema do Maio amarelo 2021

Movimento visa um trânsito mais harmônico e seguro

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) lançou este mês a campanha do Movimento Maio Amarelo 2021 com o tema RESPEITO E RESPONSABILIDADE: PRATIQUE NO TRÂNSITO.  Nada mais apropriado para o momento em que vivemos, onde a intolerância, impaciência e intransigência são ingredientes de discussões mais acaloradas no trânsito, nas redes sociais e até mesmo em grupos de amigos, muitas vezes por questões banais. A ideia do OBSERVATÓRIO é propiciar reflexão sobre uma atitude que tem faltado nos últimos tempos: o respeito.

Neste ano, a CNT e o SEST SENAT são os apoiadores centrais do movimento. A ação quer mostrar a importância da união de forças de toda a sociedade para a causa, afinal, enquanto apenas um pedestre, ciclista, motorista, passageiro ou motociclista estiverem desrespeitando as regras, todos estarão em risco.

O SEST SENAT, ao longo do mês de maio, intensificará as ações de conscientização por um trânsito mais seguro por meio de palestras e atividades virtuais. Para conferir a programação e implementar as ações na sua cidade, procure a unidade do SEST SENAT mais próxima: https://www.sestsenat.org.br/unidades .

Por que maio e amarelo?

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Já o amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Envolva-se, participe!

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  O seu objetivo é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, promover ações e propagar o conhecimento.


As empresas operadoras de transporte coletivo por ônibus podem dar importante contribuição ao Movimento promovendo, em suas garagens e escritórios, inúmeras ações com foco no trânsito seguro como, por exemplo, divulgação em cartazes, nos quadros e nas redes sociais; palestras de sensibilização, distribuição de panfletos, informativos e laços amarelos – símbolo da campanha, entre outros.

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária está disponibilizando para toda sociedade as peças publicitárias da campanha. São 23 imagens que contemplam os mais variados modelos para publicação ou impressão, para todos que queiram apoiar e trabalhar a conscientização para um trânsito seguro durante o mês de maio. Qualquer empresa, entidade ou órgão público poderá inserir sua logomarca nas peças e utilizar gratuitamente.

Acesse aqui as peças publicitárias:

https://maioamarelo.com/cadastro-campanha-2021/