Viação Sorriso tem frota aprovada em teste de emissão de poluentes

A Viação Sorriso de Marília Ltda., concessionária do transporte coletivo urbano em Marília, foi certificada com o Selo Verde por atender aos requisitos exigidos pelo Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, sob a gestão da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo – FETPESP.

Logo nos primeiros dias de 2021 a frota da empresa passou por uma avaliação veicular ambiental feita por um técnico especializado da FETPESP, com o suporte de uma unidade móvel e o auxílio do opacímetro (equipamento que analisa a quantidade de fumaça preta emitida), computador portátil e software personalizado, com base na Resolução Conama nº 418/2009 e na Instrução Normativa IBAMA nº 6/2010.

De acordo com o técnico ambiental do Despoluir, Alexandre Aparecido Nascimento, o resultado não poderia ser mais produtivo: “57 veículos estavam em conformidade, ou seja, dentro dos padrões de emissão de poluentes estabelecidos por lei e, por isso, receberam o Selo Despoluir fixado nos para-brisas dos ônibus, como prova de que a operadora se preocupa com a melhoria da qualidade de vida de seus profissionais, clientes, sociedade e meio ambiente”.

Sobre o Despoluir

O Despoluir é uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), gerido no estado de São Paulo pela FETPESP.

A adesão ao programa gera uma série de benefícios, tendo em vista que possibilita a regularização ambiental da frota, bem como o uso racional do combustível, contribuindo assim para a redução dos custos da empresa. Além disso, propicia uma mudança de atitude dos profissionais, bem como a melhoria na imagem da empresa perante seus fornecedores, clientes e comunidades.

A adesão ao Despoluir é gratuita para as empresas vinculadas à FETPESP.  Informações pelo e-mail  ambiental@fetpesp.org.br  ou pelo telefone (11) 3179-1077.