FETPESP participa do encontro técnico nacional do Despoluir

Todos os anos os profissionais que atuam no Despoluir – Programa Ambiental do Transporte se reúnem em um grande encontro técnico nacional. Este ano, apesar da pandemia, não foi diferente. Nos dias 27 e 28 de outubro, representantes das federações do transporte de cargas e passageiros participaram do evento de uma nova forma: online.

A iniciativa teve como objetivo não só o aprimoramento do Despoluir, com foco na capacitação técnica operacional e o alinhamento entre as equipes, mas também a integração das 24 federações que executam o Programa, uma iniciativa da Confederação Nacional do Transporte – CNT e do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT.

Ao abrir o evento, o presidente do Sistema CNT, Vander Costa, destacou a importância do Despoluir, o maior programa ambiental do transporte brasileiro, que tem reconhecimento nacional e internacional. “O objetivo é que o Programa  cumpra um papel cada vez mais relevante na redução de acidentes e de emissões geradas por veículos do transporte de cargas e de passageiros”, enfatizou.

Formato inédito

As palestras e apresentações técnicas do encontro foram transmitidas a partir da sede da CNT, em Brasília. A programação foi acompanhada pelos profissionais em 47 unidades operacionais do SEST SENAT distribuídas em diferentes Estados. Vale ressaltar que os protocolos de segurança sanitária foram rigorosamente obedecidos.

A equipe da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo – FETPESP, responsável pela gestão do Despoluir no Estado de São Paulo, composta pelos coordenadores e técnicos, participou do evento nas unidades operacionais do SEST SENAT Vila Jaguara e Araraquara.

Entre os temas abordados destacaram-se as avaliações veiculares ambientais – inspeção periódica de equipamentos operados pelo programa – utilização de sistemas e de análise de dados para a gestão estratégica da iniciativa, além de qualidade no atendimento ao cliente.

Sobre o Despoluir

O Programa Ambiental do Transporte, disponível para as empresas de transporte de cargas e de passageiros, visa não só a regularização ambiental da frota e a redução da emissão de poluentes no ar,  como também promover uma mudança de mentalidade dos profissionais do setor, conscientizando-os sobre a necessidade da direção econômica, do uso racional de recursos naturais e da destinação adequada dos resíduos, com consequente melhoria da qualidade do ar e da vida.

Dessa forma, o Despoluir promove o engajamento dos profissionais do segmento em ações de responsabilidade ambiental e social, com importantes ganhos para os trabalhadores do setor e para a sociedade.

Informações pelo e-mail  ambiental@setpesp.org.br  ou pelo telefone (11) 3179-1077.

Fonte: CNT

Equipe da FETPESP durante evento do Despoluir
Equipe da FETPESP durante evento do Despoluir