Desoneração da folha é mantida até final de 2021

Veto é derrubado e a medida é prorrogada

O veto presidencial que impedia a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia foi derrubado ontem (4). O Senado confirmou a decisão dos deputados e, por 64 votos a 2, a renúncia fiscal será estendida até o final de 2021.

O benefício é para empresas com mais de seis milhões de trabalhadores dos setores calçadista, têxtil, de tecnologia da informação e construção civil, entre outros. No setor de transporte, estão contemplados os segmentos: rodoviário de cargas, rodoviário coletivo e metro-ferroviário de passageiros.

A desoneração permite que empresas desses setores possam contribuir para a Previdência Social com um percentual que varia de 1% a 4,5% sobre o faturamento bruto, em vez de 20% de contribuição sobre a folha de pagamento.

Para os senadores, a prorrogação por mais um ano vai garantir a manutenção dos empregos e pode até criar novas vagas de trabalho.

Atuação da CNT

De acordo com informações da Agência CNT, a Confederação Nacional do Transporte – CNT trabalhou no Congresso Nacional, em parceria com os demais setores da economia desonerados, para que o veto fosse derrubado.

Segundo o presidente da CNT, Vander Costa, o setor de transporte sofreu muito com a pandemia e a reoneração da folha provocaria aumento dos custos no ano que vem, o que tornaria ainda mais difícil a situação das empresas. “Mais de 60 mil postos de trabalho foram fechados somente no setor de transporte. Se o veto não fosse derrubado, teríamos ainda mais desemprego”, ressaltou.

Fonte: Agência Senado/Agência CNT