CNT lança painel com dados de empregos no setor de transporte

Ferramenta online utiliza números do Novo Caged e traz a evolução mensal do mercado de trabalho no setor

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) lançou no dia 19 de agosto o Painel do Emprego no Transporte. A ferramenta traz a movimentação mensal no mercado de trabalho formal no setor. Além disso, utiliza os números do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, permite identificar o total de admissões e desligamentos e verificar o saldo de vagas por unidade da Federação, por região e por modal. Ainda mais, o sistema mostra quais as ocupações no setor tiveram o maior número de contratações e de dispensas.

Segundo o painel, no primeiro semestre de 2020, o setor de transporte acumulou perda de 56.584 vagas de emprego. Nesse período, os segmentos de transporte com pior desempenho foram o rodoviário urbano de passageiros, com menos 27.697 postos de trabalho. O rodoviário de passageiros (interestadual e internacional), tiveram 21.936 vagas fechadas.

Essa foi mais uma iniciativa da CNT para auxiliar os transportadores nas suas estratégias e decisões organizacionais, oferecendo informações confiáveis em uma plataforma de fácil acesso e consulta, explica o presidente da CNT, Vander Costa. “O painel funciona como uma espécie de termômetro do mercado de trabalho, pois permite identificar evoluções e tendências em cada segmento e no setor como um todo. Acreditamos que tais indicadores podem ajudar as empresas de transporte nos seus processos decisórios e no planejamento para os próximos meses.”

Acesse aqui o Painel do Emprego no Transporte  

 Fonte: Agência CNT Transporte Atual