1º chassi de ônibus articulado 100% elétrico do Brasil já é uma realidade.

Novos ônibus serão utilizados em corredores expressos na cidade de São José dos Campos

A BYD anunciou recentemente a finalização da fabricação do primeiro chassi de ônibus articulado 100% elétrico do Brasil. As unidades iniciais serão destinadas para a Linha Verde da cidade de São José dos Campos, que terá o primeiro corredor expresso com veículos assim. Ao todo serão 12 ônibus, com previsão de entrega até outubro de 2021. Os veículos farão um percurso de 14,5 quilômetros, interligando as regiões sul e leste da cidade.

O modelo chassis D11B, com 22 metros de comprimento terá baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e tem autonomia de até 250Km com uma carga completa. A fábrica, localizada em Campinas, tem atualmente capacidade de produção de 720 chassis por ano, podendo expandir a fabricação para até 1.440 chassis por ano.

De acordo com o gerente de P&D da BYD Brasil, Rafael Furquim, os ônibus articulados terão quatro motores ligados aos eixos, com potência máxima de 201 CV cada e potência nominal de 148cv cada motor. Os veículos terão tempo de recarga média de até 3 horas (de 0% a 100%). O chassi possui coluna de direção regulável, regulagem de altura do chassi, ajoelhamento bilateral, sistema antichamas, tacógrafo digital, rodas de alumínio e suspensão pneumática integral.

Já o diretor da Divisão de Ônibus da BYD Brasil, Marcello Von Schneider, destaca as vantagens dos ônibus elétricos em corredores expressos. “As cidades estão percebendo a importância de adotar os ônibus elétricos como um aliado no combate às emissões de gases poluentes em larga escala e, além disso, a implementação de um corredor expresso reorganiza o tráfego e tira mais ônibus a diesel de circulação, impactando ainda mais positivamente na saúde da população”.

 

Foto: BYD