Arena ANTP 2019 propõe debate sobre as transformações na mobilidade urbana

Historicamente, o sistema de transportes público no Brasil é marcado por sua rigidez, em razão das redes fixas de itinerários e do controle rigoroso de horários, entre outros fatores. De natureza essencial, a mobilidade por modos coletivos continuará a ser estruturante, principalmente nas grandes cidades. Porém, é inevitável que o setor de Transportes receba o impacto das novas tecnologias, que promovem transformações na mobilidade urbana. De 24 a 26 de setembro, esse panorama será apresentado aos participantes da Arena ANTP 2019 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, a 22ª edição do Congresso Bianual da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).

São esperados mais de 5.000 participantes na Arena ANTP 2019, entre visitantes estrangeiros e público nacional composto por prefeitos, secretários municipais e estaduais, autoridades federais, parlamentares, colaboradores públicos e privados, operadores de transporte, industriais, consultores, dirigentes sindicais patronais e laborais, acadêmicos, lideranças comunitárias, técnicos do setor e profissionais da mídia.

Entre os palestrantes estarão representantes de destaque de todo esse espectro, como por exemplo Alexandre Baldy, secretário estadual de Transportes Metropolitanos de SP; Otavio Vieira da Cunha Filho, presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU); Matt Blanks, vice-presidente Global Transit, Enterprise Partnerships da Mastercard; Rubens Gil Filho, CEO da AUTOPASS; Milena Braga Romano, CEO da UBus; e Pere Navarro Olivella, diretor-geral de Tráfego de Barcelona.

A presença dessas lideranças setoriais coroa o trabalho da ANTP, que em junho completou 42 anos. Para Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da entidade, a busca pela qualidade do transporte e consequente melhoria da vida urbana pavimentaram o caminho da ANTP ao longo dos anos. “Essas bandeiras interessam a todos os setores ligados à mobilidade urbana. Embora muitos compitam entre si, o que a ANTP fez foi associá-los em torno de ideias, auxiliando na compreensão dos problemas e no desenvolvimento de soluções para o segmento”, diz.

Entre os avanços conquistados por meio de iniciativas da ANTP, Néspoli destaca o Vale Transporte, cujos debates iniciais surgiram na Comissão de Economia da entidade, com posterior colaboração junto ao Poder Legislativo. “Por que o congresso da ANTP tem essa amplitude? Devido à sua gênese, ao seu DNA. Exatamente o que queremos para o Congresso: que ali esteja toda a cadeia de produção e administrativa do sistema de mobilidade. Pois é dali que sairão as políticas públicas”, conclui.

Anote na agenda

Arena ANTP 2019 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana

Data: 24 a 26 de setembro

Horário: das 9h às 18h

Local: Transamérica Expo Center

Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo

A programação completa pode ser acessada em www.arenaantp.com