Viação Osasco adquire frota com tecnologia antiviral

Bancos, balaústres e catracas dos ônibus receberam tecido que elimina o coronavírus

Visando oferecer cada vez mais um transporte confiável e seguro, principalmente neste momento marcado pela pandemia do novo coronavírus, a Viação Osasco, que atua na Região Metropolitana de São Paulo, investiu na aquisição de ônibus com tecnologia antiviral.

Os veículos contam com catracas, bancos e balaústres revestidos com tecido que possui ação antibacteriana e antiviral, inclusive contra os micro-organismos envelopados, como são classificados os vírus influenza, herpes vírus e os coronavírus.

Os 12 primeiros ônibus antivirais, de 120, que passam a integrar a frota de ônibus intermunicipais gerenciada pela EMTU/SP, foram apresentados, no dia 28 de outubro, pelo vice-governador, Rodrigo Garcia, e pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Os veículos são certificados pelas áreas e agências técnicas do governo, incluindo a Unicamp e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, que testaram a resistência física do produto e a sua eficiência.  “Produzidos pela ChromaLíquido com o fio Amni®️ Virus-Bac OFF, os tecidos e soluções são indicados para uso profissional, em virtude do efeito permanente da ação antiviral e antibacteriana, resistência a atritos, higienizações e lavagens constantes, como exige o transporte público”, destaca o diretor de Relações Institucionais da ChromaLíquido, Ricardo Bastos.

O aditivo antiviral aplicado nos fios dos tecidos é produzido com nanotecnologia capaz de romper a camada de gordura do vírus, impedindo que ele se fixe na superfície. Além disso, os aditivos conseguem inativar o Sars-Cov-2, responsável pela Covid-19, a partir de 30 segundos de contato.

“Com esta tecnologia, vamos trazer mais segurança para o passageiro e ajudar a controlar a disseminação do coronavírus, diminuindo em 99,99% as chances de contaminação cruzada, que é quando a pessoa infectada com o vírus coloca a mão em uma superfície e, em seguida, outra toca no mesmo local, correndo o risco de contrair a doença”, enfatiza  Alexandre Baldy.

Fotos: Governo do Estado de São Paulo.

interior ônibus antiviral
Interior Ônibus Antiviral
Ônibus Antiviral
Ônibus Antiviral