SEST SENAT realiza mobilização nacional na semana do trânsito

Iniciativa visa conscientizar sobre a importância dos cuidados para um trânsito mais seguro e mostrar que os coletivos são seguros

Tornar o trânsito mais seguro depende de um conjunto de fatores, mas principalmente da conscientização de todos: motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres. É importante que cada um se coloque no lugar do outro, respeitando as leis e os protocolos. Agora, em função da pandemia do novo coronavírus, esse cuidado se estende também para   dentro dos coletivos.

Partindo desse princípio, o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT realiza, de 21 a 25 de setembro, uma grande mobilização durante a Semana Nacional do Trânsito.

A ação, que tem como tema Nunca foi tão importante cuidar do coletivo, tem como objetivo conscientizar condutores,  cobradores e passageiros sobre a importância dos cuidados individual e coletivo dentro e fora dos ônibus. Além disso, mostrar que o transporte  público pode   ser tão seguro como  qualquer outro espaço,  desde que cada um faça a sua parte.

A iniciativa visa alertar sobre a necessidade de os protocolos de saúde serem seguidos e sobre como isso pode contribuir para um trânsito melhor. A campanha destaca a obrigatoriedade do uso de máscara dentro dos coletivos e da importância de manter as janelas abertas; evitar conversar nos ônibus; higienizar sempre as mãos; e negociar, sempre que possível, os períodos de trabalho para fugir dos horários de pico.

Durante toda esta semana, profissionais do SEST SENAT estarão em mais de 150 pontos, em locais como: terminais de passageiros, pátios e garagens de empresas de todo o país. Além do cunho educativo, com orientações de autoprevenção da Covid-19, durante a ação, serão oferecidos atendimentos de saúde nas áreas de odontologia, nutrição, fisioterapia e psicologia.

Andar de ônibus é seguro

A despeito do que muitos pensam andar de ônibus é seguro sim! O risco de contágio é o mesmo que o de ir a um supermercado e depende, principalmente, dos cuidados de cada um. “Com essa ação, queremos informar a população de maneira correta e deixar a mensagem de que todos nós somos responsáveis pela segurança individual e coletiva no trânsito”, destaca o presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa.

Vale ressaltar que um estudo recente, divulgado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), concluiu que não há indicação de que o aumento do número de passageiros transportados tenha relação com o acréscimo do número de casos da Covid-19 no país. O estudo foi feito a partir da análise de dados do número de passageiros em 15 sistemas de transportes públicos urbanos por ônibus, no Brasil, que correspondem a 171 municípios, e da ocorrência de casos da Covid-19 confirmados nessas cidades.

Veja os locais da ação do SEST SENAT clicando aqui