Detran.SP autoriza aulas presenciais aos profissionais do transporte

Volta consciente exige a adoção de protocolos sanitários e de segurança

O Detran.SP liberou, desde o dia 03 de setembro, a volta das aulas presenciais dos cursos de formação e capacitação de profissionais que atuam no trânsito. A reabertura segue as diretrizes do Plano São Paulo, com a flexibilização permitida para cidades que estiverem a partir da fase laranja e de acordo com o protocolo sanitário elaborado pelo Detran.SP para a prevenção da COVID-19.

Primeiramente, cerca de 300 empresas no Estado de São Paulo credenciadas pela Escola Pública de Trânsito do Detran.SP ministram cursos especializados e de formação de motoristas. Além disso, também estão contempladas as entidades que ministram cursos de capacitação para formação de instrutores e examinadores de trânsito, além de diretores de Centro de Formação de Condutores (CFCs).

Medidas de segurança determinadas pelo Detran

Acima de tudo, como medidas de segurança e distanciamento social, será obrigatório o uso de máscaras, disponibilização de álcool gel, distanciamento entre as carteiras e cadeiras escolares, higienização de balcões, computadores, maçanetas, corrimões e rampas de acessibilidade, entre outros equipamentos.

As empresas também serão orientadas a manter portas e janelas abertas e as salas com higienização reforçada ao final das aulas. Também não poderão ser disponibilizados itens, como canetas de uso comum, bem como revistas e livros.

A quantidade de alunos por sala e o horário de funcionamento obedecerá ainda o limite estabelecido por meio de decreto de cada município, além das determinações previstas no Plano São Paulo. Municípios na fase laranja, com atendimento de 20% da capacidade e funcionamento de 04 horas por dia e cidades na fase amarela, com 40% da capacidade e 06 horas de aulas por dia.

Para garantir o cumprimento das medidas e a segurança dos alunos e colaboradores, funcionários do Detran.SP vão realizar fiscalizações constantes nas empresas credenciadas.

Cursos  

Especializados: Transporte Escolar, Transporte Coletivo de Passageiros, Transporte de Emergência, Transporte de Produtos perigosos, Transporte de Cargas Indivisíveis, Motofrete e Mototáxi. Carga-horária: de 30 a 50 horas.

De capacitação: Diretor Geral, Diretor de Ensino, Instrutor de Trânsito, Examinador de Trânsito e Instrutor de Trânsito Especializado. Carga-horária: de 180 a 220 horas.

 

Fonte: Detran.SP