FETPESP incentiva o voluntariado no Dia de Fazer a Diferença

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo – FETPESP convida, pelo 16º ano consecutivo, as empresas operadoras de transporte de passageiros por ônibus e seus profissionais a promoverem em suas comunidades, no último domingo de agosto, dia 30, o Dia de Fazer a Diferença. Trata-se de uma data especial, já consagrada no segmento, onde toda a atenção deve estar voltada para o bem-estar do próximo.

A iniciativa, que visa estimular o trabalho voluntário, contribui para a integração e união dos colaboradores e o desenvolvimento de diversas habilidades e competências. Com isso, favorece a criação de um elo das empresas com as comunidades do entorno e propicia a melhoria da imagem institucional perante os seus clientes e sociedade.

O voluntariado é uma oportunidade excelente para a prática do bem e da solidariedade, além de ser uma experiência gratificante. Ele proporciona alegria e bem-estar para todos os envolvidos. Por isso, quanto mais pessoas empenhadas, melhor.

Onde e como?

A ideia é que todos: diretoria, funcionários, familiares e amigos se reúnam e façam a diferença na vida de instituições carentes, creches, albergues públicos, asilos, hospitais, orfanatos ou qualquer outro local que necessite de ajuda.  O grupo pode, inclusive, fazer várias dessas ações ao mesmo tempo.

Este ano, em função da pandemia do novo coronavírus, que exige uma serie de cuidados e distanciamento social, ações presenciais devem ser evitadas. Entretanto, há várias maneiras de ajudar mesmo de longe.  É possível promover, dentro das garagens, campanhas para arrecadação de brinquedos, máscaras, álcool em gel, alimentos, itens de higiene, roupas e sapatos novos, entre outros.

Profissionais, seguindo todas as orientações preventivas necessárias, podem se oferecer para fazer reformas, pintura, limpeza e consertos em instituições carentes. Reformas de praças públicas, incluindo serviço de jardinagem, também são uma boa opção.  Ainda é possível fazer atendimento jurídico, médico e psicológico online, entre outros.  O que vale é a criatividade e a vontade de ajudar. Muita gente precisa de coisas simples. Sempre há algo que se possa fazer!

Sobre o Dia de Fazer a Diferença

Trata-se de um evento de mobilização para ações sociais realizadas no mundo todo. É um dia no ano, no caso da FETPESP, o último domingo do mês de agosto, em que as pessoas se reúnem para praticar o bem e ajudar próximo.

O Dia de Fazer a Diferença surgiu em 1992 nos Estados Unidos por meio da parceria do jornal USA Weekend com o Points of Light Foundation, maior organização voltada a voluntariado do mundo.

Envolva-se, faça a diferença!