Programa Despoluir sob gestão da FETPESP intensifica suas atividades

Iniciativa que contribui há mais de dez anos para a melhoria da qualidade de vida nas cidades ganha reforço com três novas viaturas

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP), gestora no estado do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, segue firme em seu compromisso no controle de emissões atmosféricas. Adotando todas as recomendações dos órgãos de saúde que monitoram a pandemia, de modo a garantir a saúde e o bem-estar do seu corpo técnico e dos profissionais envolvidos no processo, não só mantém ativo o projeto como também ampliou a sua capacidade de atendimento com a chegada de três novas unidades móveis.

O Despoluir, oferecido gratuitamente às empresas operadoras de transporte coletivo, , há 13 anos vem mudando a realidade do transporte de passageiros no nosso Estado. É uma iniciativa abrangente da Confederação Nacional do Transporte – CNT, do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT. Visa não somente reduzir a emissão de poluentes da frota por meio da aferição, mas também aprimorar a gestão ambiental das empresas. Além de possibilitar uma mudança de comportamento dos agentes envolvidos na manutenção e operação dos veículos.

O seu objetivo é incentivar os transportadores a adotarem práticas ambientalmente responsáveis, de modo que se diminuam os impactos na natureza e na saúde pública, gerando, assim, melhor qualidade de vida para os trabalhadores do setor e a sociedade. Dessa forma, consolidou-se como um importante instrumento para a contenção das emissões veiculares no Estado e para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento.

Sobre o Despoluir

Dentre as diversas ações promovidas pelo Despoluir, destaca-se a Avaliação Veicular Ambiental.  Ela é feita por uma equipe técnica da FETPESP, que vai até a empresa com uma viatura móvel para aferir os ônibus. Para isso, são utilizados equipamentos como opacímetro, tacômetro, computador portátil e software personalizado. As avaliações são feitas com base na Resolução CONAMA nº 418/2009 e na Instrução Normativa IBAMA nº 6/2010.

A iniciativa visa não só à regularização ambiental da frota e à redução de poluentes no ar, como também à promoção de uma mudança de mentalidade dos profissionais do setor, conscientizando-os sobre a importância da manutenção preventiva, da necessidade da direção econômica, do uso racional de recursos naturais e da destinação adequada dos resíduos, com consequente melhoria da qualidade do ar e da vida.

Benefícios do Despoluir para o operador, para os profissionais e para a sociedade

A adesão ao programa gera uma série de benefícios, tendo em vista que possibilita a regularização ambiental da frota, bem como o uso racional do combustível, contribuindo assim para a redução dos custos da empresa. Além disso, propicia uma mudança de atitude dos profissionais, bem como a melhoria na imagem da empresa perante seus fornecedores, clientes e comunidades.

A empresa atenta a essa linha de ação e com seus veículos dentro dos padrões de emissão de poluentes recebe o Selo DESPOLUIR. Já aqueles veículos não aprovados recebem orientação técnica para a correta manutenção.

Além disso, em 2019, a FETPESP e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) assinaram um Protocolo de Intenções, com o objetivo de implementar o Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel (PMMVD).  A iniciativa visa, por meio do Programa Despoluir, diminuir o número de veículos a diesel em más condições de manutenção e reduzir os níveis de emissão de poluentes atmosféricos.

Em função dessa parceria, os técnicos da própria FETPESP, cadastrados pela CETESB, estão habilitados a realizar as vistorias e podem emitir o chamado Relatório de Medição de Opacidade – RMO. As empresas que, eventualmente, tiverem multas pendentes poderão refazer o teste de opacidade de fumaça com as unidades móveis vinculadas à Federação e com o RMO em mãos, é possível obter um desconto de até 70% nos valores devidos.

A adesão ao Despoluir é gratuita para as empresas vinculadas à FETPESP.  Basta apenas que os interessados enviem um e-mail para ambiental@setpesp.org.br .