22 de março “Dia da Água”

ÁGUA: UM BRINDE À VIDA

No último dia 22 de março comemoramos o “Dia Mundial da Água”. Data instituída pela Organização das Nações Unidas – ONU com o objetivo de aumentar a consciência pública e dos governos sobre a importância da conservação, preservação e proteção dos recursos hídricos.

A água constitui a maior parte do nosso organismo, variando a quantidade de acordo com idade e peso. Em média corresponde a 60% da constituição de um adulto. Os seres humanos precisam beber água constantemente. Podemos ficar até aproximadamente 20 dias sem comer, mas não podemos ultrapassar 3 dias sem água. No corpo humano a água tem diversas funções como, por exemplo, transporte e circulação do sangue de forma que chegue a todos os órgãos; manutenção da temperatura; como solvente para reações químicas; lubrificação; estruturação das células, enfim, é a base da vida.

Além de ser essencial para a vida, a água é também fundamental para diversas atividades como produção de energia, limpeza, irrigação, entre outras.

Este líquido ocupa 70% de nosso planeta. Da parcela de água doce, 68,9% estão nas geleiras, 29,9% em águas subterrâneas, 0,9% formam a umidade do solo e, somente 0,3% está presente em rios e lagos. O rápido crescimento da população mundial, o aumento da poluição, a falta de saneamento básico e de sistemas de abastecimento adequados podem inviabilizar no futuro a vida na Terra. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, 2,6 bilhões de pessoas não têm acesso ao saneamento básico e 1,1 bilhão de pessoas não recebem água de forma correta. É fundamental, diante desse cenário, a contribuição de todos para o uso racional da água.

Visando cada vez mais o desenvolvimento sustentável da atividade de transporte de passageiros, muitas empresas já participam dessa mobilização com medidas de conservação e reuso da água.

Segundo dados da “Sondagem de  Gestão Hídrica”, publicado  pela  Confederação Nacional do Transporte – CNT, 53% das empresas de transporte de passageiros pesquisadas para a elaboração do estudo, utilizam a captação de água das chuvas para reutilização em atividades internas como lavagem de ônibus; limpeza de pisos e sanitários e rega de jardins. As informações que orientam o reuso da água estão na Resolução 54/2005 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH.

O reaproveitamento de água da chuva bem como a redução do desperdício são benéficos para o meio ambiente e também contribuem para a diminuição de custos com água fornecida pelas concessionárias. Dinheiro economizado que pode ser aplicado na melhoria da empresa e atendimento aos usuários.

A água é um recurso imprescindível para a vida. Soluções para reduzir os impactos do desenvolvimento econômico sobre o meio ambiente são cada vez mais bem vindas. A água está em todos os processos vitais. Cuidemos então para que possamos sempre utilizar esse recurso e deixemos um planeta melhor para as gerações seguintes que herdarão o resultado de nossas ações hoje.

Brindemos à água e à vida.