A voz dos Pioneiros

A Voz dos Pioneiros reúne histórias dos percursores do transporte paulista

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo promoveu o lançamento do livro “A Voz dos Pioneiros”, obra idealizada pela FETPESP e contada pela historiadora Maria Candelária Volponi Moraes de Oliveira.

A obra conta a trajetória do transporte de passageiros no estado de São Paulo por meio das situações vividas por empresários pioneiros do setor. “São narrativas de coragem e aventura, que tem como pano de fundo marcos da história da cidade de São Paulo, do estado e até mesmo do país”, disse a historiadora, em nota.

A publicação nasceu de uma iniciativa do Presidente da FETPESP, Mauro Herszkowicz, que apontou: “A história do setor do transporte de passageiros no Estado sempre foi pouco documentada e explorada. Nosso objetivo é revivê-la e prestar homenagens aos empresários relevantes do segmento. Hoje, o tema mobilidade urbana é algo que merece atenção e, por isso, estamos cada vez mais atuantes na busca de tecnologias que melhorem a vida das pessoas”.

Para a concepção desta iniciativa, a FETPESP contou com o apoio da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Mercedes-Benz do Brasil, BR Distribuidora, Caio Induscar Indústria e Comércio de Carrocerias, Carbuss Indústria Catarinense de Carrocerias Ltda, Banco Luso Brasileiro, Divena Concessionária, Prodata Mobility Brasil e Comercial Sambaíba de Viaturas.

Maria Candelária, ou Cand como gosta de ser chamada é graduada e mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Coordenadora dos cursos de Arqueologia, História e Geografia da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), Sócia Diretora da empresa Istorial Pesquisa Histórica e Produção Cultural.

Segundo Maria Candelária “Foi fascinante conhecer as histórias de vida deles, suas origens, relações familiares, dificuldades e problemas enfrentados no dia a dia”, conta.

Para obtenção de dados, o livro também teve por base, os registros de revistas especializadas, como a SETNEWS, uma publicação do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de São Paulo – SETPESP, a INTERBUS, a TECHNIBUS, entre outras. E contou também com os manuscritos das empresas nos livros de registros de associadas do SETPESP e bibliografia específica sobre transportes.