SEST SENAT e CNT realizam “Encontro Nacional do DESPOLUIR”

O SEST SENAT e a CNT realizaram em 21 e 22 de novembro o “Encontro Nacional do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte”. O objetivo do evento é qualificar e integrar os cerca de 150 coordenadores e técnicos locais que atuam no programa em todo o Brasil. Participaram da cerimônia de abertura do encontro o diretor executivo da CNT, Bruno Batista, a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, e Assessora Especial da diretoria executiva nacional do SEST SENAT, Daniela Fraga Maier.

Este é um encontro de alinhamento e valorização do trabalho realizado do programa Despoluir, e para debater e esclarecer as mudanças para o próximo ano”, resumiu a diretora do SEST SENAT, Nicole Goulart.

O diretor executivo da CNT, Bruno Batista, ressaltou a magnitude do evento e reafirmou que o encontro é mais uma ótima oportunidade de reiterar o compromisso da CNT com o crescimento e aprimoramento do Despoluir.

Durante o evento, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP) apresentou seu Programa de Sustentabilidade e a inovadora parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) sobre a implantação do Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel (PMMVD).

A iniciativa visa, por meio do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, promovido pela FETPESP, diminuir a quantidade de veículos a diesel em más condições de manutenção e reduzir os níveis de emissão de poluentes atmosféricos.

DESPOLUIR

Criado em 2007 pelo SEST SENAT e pela CNT, o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte é destinado a promover o engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento.

Desde sua implantação, o programa incentiva a incorporação de novas ações no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado. Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional de empresas e caminhoneiros autônomos e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.

O Despoluir consiste em vários projetos, implementados pelo Sistema CNT e executados pelas federações, sindicatos e associações afiliadas à entidade, além de parcerias firmadas com os setores público e privado, que fortalecem o programa.

ambiental@fetpesp.org.br